Translate

Pesquisar este blog

domingo, 11 de janeiro de 2015

Alcançadura da Nossa Vida

2015, Janeiro - Depois da Festa de Santo Reis (Reis Magos, Magos Sábios, Reis Sábios...)


Pra começar, Tim Maia - A Festa Do Santo Reis VEJA NO LINK AQUI.

Post 104 - 



         Não despreza quem fuma; o cigarro já faz muito mal por si só. #ACOLHE


Alcançadura da Nossa Vida [palavras do autor]:


    Como estão vocês, amigas e amigos leitores do blog, em 2015, tudo bem? Por aqui, vamos que vamos, no calor, na chuva, na tempestade solar, ou na tempestade de raios, mesmo, vamos. Lá  vamos nós, difundindo o novo mundo, e dizendo ao Homem e as Mulheres de Antigamente (e que não se enganem, tem muitos jovens que são muito mais velhos, ideologicamente, do que seus próprios pais), vamos dizendo que já é hora de morrer a humanidade antiga, mesquinha, vulgar que cre-se santa; já é hora de acabar com os mártires, os semideuses, e as pessoas que se equivocam e se irritam deveras facilmente. Devemos (todos, os homens antigos e os das cabeças antenadas) encerrar hábitos antigos, e entrar em uma nova era, uma fase muito resplandecente da humanidade. Ciência, Fé, Solidariedade, Caridade e Amor, todos juntos, andando em um compasso agradável e harmonioso. 
Eu vejo assim o mundo hoje: há quem ache que tudo vai acabar, mas eu só acho que as coisas vão começar agora. E quer saber? Não reclama, não, desta juventude de hoje, de fato, ela, verdadeiramente, será a primeira que verá o parto do novo mundo (se não partirem antes), ela sim saberá que o Mundo mudou, e que o que era "certo", agora, não mais é. Novos Padrões de posturas e comportamentos - uma nova mentalidade coletiva, uníssona e não mais fragmentada. 
Homem Novo, Homem Velho, Ódio contra tudo que é grande e o Eterno Retorno: tudo isto não é só nietzschianismo, é antes, a realidade das coisas - e elas são assim sim. Eu mesmo me sinto a ponte, nem a geração do passado, de certa forma, antiquada, lenta e procedimentalizada, e nem esta, super sexualidade, exposta demasiada em tudo e alheia a tudo, exceto si e seu prazer / gosto. Eu fiquei na ponte, nem cá nem lá, simplesmente, como fomos rotulados, por nós mesmos (por eu e vocês), aqui Livros do Edson.  
O ódio contra tudo o que é grande, é mais doído, e é um pouco mais,bem, talvez bem mais, do que estereotipar entre antes de 2000 e depois de 2000. O ódio do grande é a revolta da populaça contra tudo o que é grande, contra tudo o que é diferente e foge aos padrões "estabelecidos como" corretos. Não tenho certeza de onde ouvi a frase, "a humanidade não lida bem como o diverso", mas é a mais pura verdade. Entre todos os seres da natureza, somos os que menos respeitam os direitos e a vida dos outros seres. E o ódio da grandeza, nada mais é do que a aversão que a maioria da população tem pelos avanços científicos, o novo e as questões da continuidade da vida. A genialidade é a que mais sofre as consequências da asco ao grande. Mas se sempre segue-se avançando a ciência e a filosofia, por que o gênio ainda enfrenta resistência à aceitação as suas ideias revolucionárias / evolucionárias? É o eterno retorno, tudo volta, e mesmo na genialidade, se um dia a sua ideia é aceita, ainda outra, vão renegar a tua filosofia. E há isto há muitas outras tratativas, uma da vaidade, e outra da circunstancialidade e uma última, e refinada, da efemeridade imutável. Mas isto ainda não é só filosofia, é a própria vida. E o que é  a primeira postagem de 2015?
                     Alcançadura é uma palavra de n sentidos. Formalmente, ela quer dizer da contusão que os quadrúpedes (homens, também?) podem causar a si mesmos, quando caem, ao tropeçarem em seus próprios passos. Alcançadura é um termo experimental, isto também deve significar outra coisa. O fato é que alcançadura é o ponto que queremos alcançar, porém, de tamanha sede "com que fomos ao pote", acabamos "por meter os pés pelas mãos" e fazer com que tudo saísse exatamente como não queríamos como sucedesse, eu mesmo sou um especialista nisto, mas de fato, era assim mesmo. Esta é a circunstancialidade da vida.
É a nossa vida, ou a sua vida, não é assim que se diz hoje, então acabaram os conselheiros e pensadores? Tente descobrir nas entrelinhas deste blog, deste post, se a filosofia está morta, junto com as divindades, ou se nenhum deles morreu, ou se apenas um...
Sabemos que 2014 foi um ano tão intenso, que só acabou na segunda semana de 2015. E, Sim! Infelizmente tem uma tendência que pretende acabar com a cidadania e como o bem estar geral, mas a isto, ainda, temos que nos ater as alcançaduras de nossas vidas e saber que aquilo que muito tentam, e não conseguem, das duas há uma, ou não tem como isto resolver-se daquele modo ou então, vivem em fases de minguantes.  
Boa leitura, boa interação, lindo ano. Obrigado, valeu mesmo, por todas as visitas e por terem chego até aqui. For Us.




______________   ____________________    ____________


4 Momentos de Divulgação de Controladoria 

Orientada às Micros e Pequenas Empresas (ME), MEIs e EIRELEs, aqui, chamadas coletivamente de EPPs - empresas de pequeno porte, este material é um folder que preparei para o LinkedIn, todavia, em virtude das restrições de minha conexão, ainda não fiz o upload completo (e se fiz, não está em meu perfil...), bem por isto quatro slides deste material, para continuar nossa saga de divulgadores e aplicadores de controladoria. Mais um conteúdo que trata de contabilidade gerencial - controladoria, orientado para as empresas pequenas.


Slide de Conteúdo, diz sobre Controller, Contabilidade VS Controladoria, Desejos dos Clientes VS Desejos da Empresa, Análise de Custos, etc...

Slide de diferenças entre contabilidade e controladoria, diz que o controle está ligado ao planejamento, atingir uma meta com as atividades da empresa e que contabilidade, se apura o lucro segundo os métodos legalmente aceitos. Contabilidade serve para fins fiscais e de obrigações legais, inclusive, controladoria diz do andamento da empresa do ponto de vista financeiro (o quanto de dinheiro que a empresa adquire com suas transações não operacionais) / operacional (o quanto de dinheiro que a empresa adquire com as suas transações estritamente operacionais, como linha de produção, prestação de serviços, etc)




Slide denso, acerca do Controler, de suas funções e algumas características, como dizer do lucro gerencial, utilizado para fins estratégicos, que se difere do lucro real para apuração de imposto de renda de pessoa jurídica (LALUR), e mais...

Slide de despedida, diz de mim, e de como me contactar no efsouzza@gmail.com, por exemplo.




COMO COMEÇOU...:  Edson Fernando se tornar Gerente? Controller??!!!

Por que tanto se diz neste blog, no twitter desta pessoa (que sou eu mesmo) e no Linkedin do autor do blog sobre Contabilidade Gerencial, Controladoria, Alta Administração e Supervisão (Fiscal)? Será que é porque o autor não aceita de bom grado as outras áreas de trabalho disponível em sua região? Não, certamente não é isto. O fato é que as coisas são como são, e quem quer que seja, que quiser mudar alguma coisa radicalmente, simplesmente, não conseguirá, até o mundo levou seis dias para ser feito e um para servir de descanso, e vez ou leva, leva um segundo, dois, a mais, o que dirá de nossas vidas, quanto elas não tem que serem feitas, antes de se realizarem no que vieram fazer? Tudo tem um tempo, e um porquê.
      Não se pode ensinar os animais do ar a nadarem bem, não todos; do mesmo modo, poucos peixes podem "voar", mas de todo modo, não podem viver fora d'água, por muito tempo. Eu, o autor, não seria controlador, nem pretenso, se eu não o pudesse ser... 
Tudo começou no SENAI, onde eu fiz um trabalho sobre Manutenção de Máquinas Industriais, abordei o planejamento e os n tipos de manutenção (como o 5S), e tal trabalho obteve a nota máxima (100), de ninguém menos que Hércules, um dos professores mais pontuais e salutares que o SENAI Oscar Lúcio Baldan já presenciou e foi dignado com suas aulas memoráveis. Mas não bastou isto, em 2010 eu fui Supervisor do Censo, mas para tal, tive que estudar para concurso antes, para passar em 7° Lugar, e adivinhem? Caiu Administração na prova. E lá fui eu saber sobre Smith, Geração X, Geração Z, Gregor, Teoria Horizontal, Vertical, Organogramas, Processos etc e etc. 
E quando em 2011 entrei para contabilidade, e pensava que ser contador era "gerar" guia da DARF, da GFIP, etc. Pensava em IR, em empresas, mas sabia pouco, ou nada sobre controller, contabilidade gerencial, exceto poucas e erradas noções. A leitura de livros e artigos contemporâneos sobre a gerência estratégica de empresas como Microsoft, Apple, Google, e outras, além de estágio na área, e projeto de pesquisa em fase de elaboração de escrita (tese) sobre o assunto e debates, e etc. Só falta mesmo uma grande empresa para eu atuar, e enquanto isto, proponho controller para EPPs e outras  salutares atitudes e interações com a sociedade, a web e contabilidade contemporânea. 
E mesmo esta semana, a controladoria, ou melhor, primeiramente, a Perícia (informal) caiu à minha porta. É uma questão extremamente pessoal, mas vou pô-los a parte (talvez uma semi parte). Smile. 
Quando da época da concessão de nossa renda mensal (mamãe e eu), ao que parece, foi cometido um equivoco. E por isto, eu tive que refazer toda a memória de cálculo das contribuições previdenciárias dos últimos 3-4 anos anteriores a concessão do salário, para provar o erro de cálculo, isto provoca defasagem de benefício, matéria um tanto quanto comum no Brasil. Isto quer dizer: calcular salário mensal, conversão de moedas, buscar tabelas da época, em 1988, buscar leis da época (muitas épocas), jurisprudências, buscar índices de correção, anexar documentos da época, com os valores pagos,enfim, trata-se de revisar toda uma concessão de benefício, duas vezes. Pois como teve um buraco negro inflacionário no Brasil entre 1988 e 1991, foi necessário rever os valores concedidos em pensões e aposentadorias, todavia, isto também teve que ser revisto, quando dos novos tetos dos benefícios, ou ainda, ser revisto por não terem sido aplicadas as alíquotas corretas de reajustes inflacionários e de correção salarial. Isto é perícia, em um primeiro momento, de verificar os papeis, os valores cedidos, pagos, etc, mas há a parte de controller, que é justamente a de sistematizar o processo todo, uma vez que os peritos devem saber calcular os valores de suas causas / trabalhos / perícias. 
O controller está na confrontação do pago / concedido, daquilo que era cabível e está disposto em lei. Mas esta questão é mais de perícia, mesma. Porém, repito, teve que haver uma intenção de controle, para haver esta perícia de haver ou não valores ainda devidos, ou de saber se a disposto em lei foi cumprido. 
Apesar de tudo o que tive que superar para fazer esta conta, e não digo só de dificuldades legais e contábeis, digo antes de tirar os monstros do armário, de cortar a própria carne, sim, pois esta questão me afetava diretamente, e certas feridas, levam longos 25 anos para cicatrizarem. ... mas ainda assim, é assim mesmo. SE for pra ser, será. 
E sobre  Navalha na Carne e igual ao final do Filme (com Vera Fischer), onde ela chora, sentada no chão, comendo um pão com mortadela, parece simples, mas não é. Ele teve que se prostituir para que pudesse se alimentar, e ela chora por comer, por saber que para se saciar, ela teve que "saciar" outras vontades antes.



postagem inteiramente online, sem revisão. 

In Memorian #JeSuisCharlie 
#Respect #Peace
________________        _____________________


OBRIGADO, Amigos e Conexões, 

no Soundcloud, LinkedIn e Twitter.

Não posso dar FOLLOW BACK no soundcloud, por algum motivo só posso ver o tal site, não posso interagir nele. Mas agradeço aqui, valeu mesmo, principalmente lottielewis, SCHADE Music, Candy Music, Gigi Ibicenso, Marco-C, Ali Akram, netty1998, DPEYSA and RiisenShadow. Fell you like as follow back you. Thanks see ya.
Obrigado a todos por se conectarem comigo, eu, realmente sinto o feddback do que pedi no post anterior, conectar para reverberar. Eh isto aí. Um share de meus amigos no soundcloud, e outro share de meus likes no mesmo site.
Essas são as redes sociais que mais uso, devido as limitações de minha atual conexão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por comentar, seu comentário será publicado sem passar por moderação.