Translate

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Carta Aberta de Apresentação da Página Conceitos e Vivências de Controladoria


APRESENTAÇÃO: 

Esta postagem é dedicada a uma nova página deste Blog "Livros do Edson", que foi publicada junto com este post, na mesma data; página esta que se chama "Conceitos e Vivências de Controladoria", e, oportunamente, o que vem a ser tudo isto?
Leitores mais afeiçoados a este blogue, por favor, perdoem-nos pela introdução do ponto zero, digamos assim, que iremos fazer agora, mas o fato é que devemos explicar tudo, devida a abrangência que esta postagem pode obter devido ao interesse que esta temática pode causar aos leitores (novos e antigos deste blog), haja em vista ainda, o atual momento conjectural (e transformador) ao qual passa a nação e o mundo. 

A página que esta postagem divulga é esta aqui. LINK Link aqui

Agora, vamos falar um pouco no geral. 
Este endereço da web é um blog, de diversos temas, com textos de literatura e artigos acadêmicos. Temos ainda as páginas deste blog e um ou outro conteúdo extra, de qualidade, nos gadgets, que são os complementos web que esta página tem. Estes conteúdos são tão diversificados, que iremos apenas situá-los em dois grupos: os deste blog, que são gadgets feitos por este autor que escreve a vocês, linkando este blog a outros endereços e perfis na web, como as mixagens e edit versions sobre a alcunha de edsonnando, ou demais conteúdos deste mesmo autor em outras páginas; e os gadgets de terceiros, que são indexados ou incorporados a este blog, aplicando assim outras funções e insuflando novos conteúdos a este endereço web.
Blogs são como as redes sociais, porém têm outras funcionalidades e o escritor de blog pode usar uma linguagem mais html, ou seja, uma linguagem mais voltada a criar conteúdos personalizados e cheios de estilos para seus endereços eletrônicos na internet.
Há blogs de todos os tipos: de maquiagem, de cabelo, de comida, de vídeos picantes, sobre animais, sobre casas, sobre arquitetura e trabalhos manuais e uma infinidade de outros assuntos.
Este blog aqui, nós gostamos de dizer de é de cultura, de música eletrônica, de RPG, de literatura, na parte artística; na parte mais científica e acadêmica do blog as áreas em questão são as de contabilidade, de controladoria, gestão, filosofia e e outros temas relacionados. Mas o estilo deste blog é muito amplo, dinâmico e eclético, sim! Por exemplo, este parágrafo é totalmente meta-blog-web, porque trata de um próprio endereço web descrevendo sobre o que se trata - este mesmo endereço; ou o que é esta mesma casa, neste mesmo endereço.
Uma página de um blog é como um cômodo de um endereço, ou uma parte da casa, na comparação que fizemos com endereço eletrônico e endereço real.
A página que está sendo publicada junto com este post diz de controladoria, finanças e contabilidade.
Pode, à primeira vista, parecer um assunto muito distante de qualquer pessoa que não seja desta área ou pode ainda parecer algo muito complexo e específico; porém, com a controladoria, se pode atingir as metas que se estabelece para uma empresa, uma sociedade, uma macrorregião, ou mesmo uma vida. E em conteúdos como estes, é ainda interessante notar as sutilezas de técnicas de Administração e Filosofias Empresariais.
Explicar sobre blog talvez seja bem mais simples do que dizer sobre controladoria.
As pessoas tem receio de serem controladas ou de quem as controla. Isto ocorre por motivos psicológicos, culturais ou mesmo por falta do conhecimento científico. A controladoria é um avanço; e apenas ideologicamente, e não aparentemente, se parece com o controller exposto em livros célebres como o 1984, de George Orwell e o Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Ou ainda, na ficção, comparar o controller atual com as formas de controle expostas em séries de TV como Nikita, onde existe um controle absoluto de praticamente toda a parte da Terra em que exista tecnologia, é apenas mesmo obra de ficção. Ou no mais, um controle burocrático e tecnocrático que talvez só sirva mesmo à maior potência mundial, seja ela qual for. 
Mas vamos tentar nos ater ao conceito do controle empresarial, que é o foco da página que esta sendo divulgada neste post.
O controle empresarial deve ser objetivo, limitado e articulado a determinada entidade contábil, essencialmente;ou a conjunto de entidades, de modo peculiar. O Controle é obrigatório para as empresas que adotam as Normas IFRS. O IFRS - Internacional Financial Reporting Standards - é uma norma como o ISO, a norma DIN, a norma ABNT, a GRI - Global Reporting Initiative, veja mais em LINK  - que trata, a GRI, da importante questão de sustentabilidade, transparência e demais aspectos que vem em direção exatamente igual aos anseios e modelos propostos pela nova contabilidade e consequentemente novíssima controladoria. O IFRS exige a publicação de demonstrativos contábeis em conformidade com as suas normas contábeis e modos procedimentais. De modo que o padrão IFRS orienta que uma série de particularidades na contabilidade seja feita a fim de que, de fato, os demonstrativos contábeis estejam neste mesmo padrão. "O IFRS foi adotado na Europa após 31 de dezembro de 2005 pelas empresas listadas com o objetivo de convergir as demonstrações financeiras consolidadas de cada país para o IFRS" (MOURAD; PARASKEPOULOS, 2012, p.27).
Ou seja, o próprio padrão IFRS, que com sua adoção pelas entidades reguladoras da contabilidade brasileira, orienta às empresas e organizações a terem um sistema de informação atual e preciso a fim de que seus demonstrativos contábeis possam ser de qualidade, fidedignos, tempestivos e assim, possam gerar valor à empresa e a sociedade ao qual ela atua.
Mas realmente o controle pode ser muito mais abrangente do que isto, sim. Existem formas de controle pessoal como o Balanced Scorecard Pessoal, de Marketing pessoal, mas o fato é que o controle é originário da administração de empresas, de finanças, contabilidade, e, por fim, controladoria.
Que hoje, esta mesma controladoria começa a ser explicada de um modo um pouco diferente dos tradicionais livros-textos ou das aulas de faculdades de curso superior ou cursos de especialização ou mestrado de Controladoria. 
A página Conceitos e Vivências  de controladoria pretende explicar os conceitos da área de controller de forma global, mas não muito extensa, explorando detalhes, mas não se aprofundando em TODOS os detalhes, apenas naqueles que se considera que são os que maior impacto podem causar a contabilidade e a cultura brasileira.
Onde, se no Brasil, por muito tempo as culturas dos jeitinhos, dos modos repetitivos e sem alterações algumas, se perpetuaram mais ou menos seguramente por longo tempo; porém, a partir de agora, com o fim do RTT - Regime Tributário de Transição - e o avanço ao processo de convergência às Normas Internacionais IFRS de Contabilidade a transparência, a ética e a governança corporativa tendem a imperar mais do que os antigos métodos imprecisos ou irregulares; e junto com isto, acrescente-se o desenvolvimento, a globalização e os melhores negócios, que sem dúvida alguma, vão estar pautados nos preceitos do IASB e das normas IFRS, que também vão ser abordadas na página divulgada neste post e que é:

A página divulgada nesta postagem, que é esta aqui. LINK Link aqui

Sendo assim, é um caminho não retornável o da adequação e o da atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade, na convergência ao Padrão internacional IFRS, e para as empresas e os governos que quiserem ingressar ou se consolidar no cenários dos negócios mundiais, restam-lhes poucas opções, e todas elas incluem adaptar-se ao padrão IFRS para que as negociações e transações possam estar em conformidade com a legislação - já que esta se mostrou afirmativa neste sentido, consagrando o padrão IFRS como o que deve ser imperioso na nação brasileira - e também em conformidade com as politicas contábeis e os dispostos tanto nos regimentos internos quanto nas regulações oficiais e abrangentes (governamentais ou não), isto quando não for forçoso que se opte por uma regulação ou outra - mas sempre segundo o estritamente legal e regulamentado.

DESPEDIDA:

É isto senhores e senhoras, o novo mundo ou nova civilização que este blog fala, não tem apenas relação com a doutrina espírita que afirma que o mundo há de se entornar uma fase de reparações e não mais de provas e expiações; mas também, fala da nova contabilidade e das novas práticas empresarias que começamos a demonstrar agora um pouco mais abrangente-mente na página que foi divulgada nesta postagem.
Assim sendo,
Muito obrigado pela atenção e uma excelente leitura da nova página do Blog, e muito obrigado também por prestigiar e acessar este endereço web, com todos os seus conteúdos e páginas. Obrigado, leitores e visitantes deste endereço eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por comentar, seu comentário será publicado sem passar por moderação.