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quarta-feira, 30 de julho de 2014

Brazilian Folks



Postagem 91 do Blog autoral de Edson Souza


Livros do Edson

 → Brazilian Folks 

Gente Brasileira

off to the service - offline works - off of you


Postagem 91, dedicada àqueles que são como nós - sensíveis e verdadeiros.

EDITORIAL : Por que será que algumas coisas não funcionam, nunca? Dizem que se uma canção é boa na versão original, o remix nunca sairá bom. Do mesmo modo que se diz "santo de casa não faz milagres". E por que em casa de ferreiro, os espetos são de pau? Por que será que os inteligentes e bem intencionados em laborar, por vezes, encontram-se sem emprego e renda, enquanto aqueles que tratam mal seus subordinados, difundindo as culturas da cupidez, da arrogância e do mal gosto, desfilam como os poderosos chefes de setor, líderes e supervisores?
    Há muitas teorias para isto, a mais aceita é que semelhante atrai semelhante, e em ambientes estressados, de cargas histéricas e de idiossincrasias, não haveria a possibilidade de haver um supervisor deveras excelente, uma vez que a "sina", a energia do ambiente a que nos referimos, não comportaria uma pessoa de postura otimista e espiritualizada. A Ciência Quântica está aí, para comprovar a quem ainda se diz cético e que só acredita vendo (como Tomé, o Dídimo), que em certo nível subatômico (quântico), matéria, energia e pensamento tratam-se, apenas, de uma coisa só, e plenamente interligada. Porém, ainda na área da física quântica, tudo é fluxo e ondas - nada é realmente comprovado, senão por meio de probabilidades: a normalidade é uma curva de probabilidade.
    De todo modo, temos que dizer o novo, não tão novo assim, mote que inventamos: "Tudo Cessa!" Onde, mais do que tudo passa, há um ponto onde as coisas terminam; assim, prezado, não ande a murmurar sua sorte, sua sina obscura que lhe faz ser obrigado a parar de fumar cigarros super finos, beber catuaba refinada ou ter que andar milhas e milhas a pé, nada disto, nada de autopiedade - somos adeptos da teoria que cada um está onde deve estar, mas não de acordo com os méritos deste planeta, desta existência, nada disto, mas sim de acordo com as missões que resolvemos passar, os karmas e dharmas que optamos por viver, e mais, tudo cessa, só o que é perfeito não cessa nunca e assim, aproveite esse momento, pois pode ser que ele nunca mais volte à sua vida, ou às suas vidas.
    Mas algumas coisas, não dão certo, mesmo. São as fórmulas químicas revolucionárias que não funcionam, e pior, podem conter tragédias em si, ou são os demonstrativos contábeis que são elaborados de modos descondizentes com a realidade da empresa - ou pior, de todo um país - , são as páginas de html do google blogger que começam errada desde o começo (Como a Urna Cúbica de Platina e as Páginas de Poemas e Prosas deste blog, a página de identificação autoral do blog, etc), são as imagens de 640 pixeis de largura por 4440 pixeis altura, que os navegadores e os programas de edição de html5 nunca conseguem processar, ou mesmo, a desconfiança popular em achar que alguém não pode ser bom em mais do que uma coisa (ouça Assobiar E Chupar Cana, De Benito de Paula, o Edit do Hu Man Nite - por edsonnando), enfim, tem coisas que não dão certo, mesmo - mas nada nos impede de tentarmos de outro modo.
    O próprio edit do Benito de Paula, que eu, utilizando minha alcunha de Hu Man Nite, fiz, foi uma resposta a um erro. O site soundcloud disse-me que eu não poderia tocar esta canção, uma vez que ela já tinha seus direitos autorais resguardados, muito bem. Eu fiz o edit. Acontece que edits, remix, mixes, bootlegs (versões in-autorizadas) podem ser realizados desde que se utilize o creative commom rights, em tese seria para funcionar assim, mas nem todo copyright é commom rights - o selo está aqui neste blog, em algum lugar... Mas, sabem como é? sem net em casa... eu sei que está aqui o selo do creative commom mas não sei aonde...- , onde, uma vez que se diga a fonte da criação, pode-se apresentar novas versões.
    Mas, na verdade, isto no Brasil, segundo a Lei de Direitos Autorais, Lei 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998, não existe, porque, de acordo com tal Lei, os artistas, mesmos os internacionais, estão sujeitos as leis brasileiras, e as leis brasileiras dizem que não se pode executar, transmitir ou divulgar fonogramas, total ou parcialmente, sem a expressa autorização do autor, exceto quando torna-se domínio público (e alguém respeita isto no Brasil?).
    Assim, eu defendo uma evolução a esta postura, eu creio que sets mixados, remixes, contos adaptados, textos livre-traduzidos, telas inspiratórias, e outras "releituras das artes" deveriam, todas essas versões de artes,  serem permitidas, ou seja, afirmo que muito do que dizem ser violação da lei dos direitos autorais, ser plágio ou apropriação indébita, ao meu ver, deveria ser revisto, e descriminalizado, e, por fim, transformado em ré-criações (não tenho certeza sobre este termo, ainda) ou ao menos permitido, nem que fosse 'permitido com ressalvas'.
    Mas talvez não seja hora disto ainda, pois como sabemos, o Mundo ainda prefere muito ódio e pouco amor (em uma clara referência a Guerra em Gaza). Gasta-se mais (esforços, recursos, etc) para matar do que para acabar com as mortes.
    Assim, se tem coisas que não funcionam, sem problema algum, nós fazemos de outro modo. Como o caso do edit, e no caso da urna.
    No edit, eu apenas mudei o "tamanho" da faixa, dei uma reduzida na canção, além de colocar muitos efeitos, e por fim, aplicar um nivelador - onde o espectro, a frequência da música, é totalmente alterada e o som soa totalmente diferente. E sinceramente, eu não entendo até hoje porque dj não pode tocar, mixar livremente, uma vez que ele está a divulgar os músicos, os artistas de suas preferências, e mais, os DJs deveriam ganhar singles e links para download das gravadoras e dos artistas e não serem reportado por infligir os direitos autorais. Mas, como dizíamos, o mundo ainda está muito fragmento, em n partes distintas e que continuam a se chocar.
    E sobre a Urna Cúbica de Platina, uma história incrível, mas que desconfio, que por ser imensa, e cheia de imagens, mapas, tabelas, textos, etc... trata-se de um grande problema para as tecnologias atuais (será que, ainda, a net não está pronta para pessoas como nós, avant garden, quando então será que vai ser?). Afinal, ela (a página da Urna) sempre deu problema para se atualizar, mas agora, não consigo mais corrigir nada, a página da Urna travou de vez. E então? Desistir?
    Claro que não. Já foi criado um site no wiz, onde está postada a Urna e mais, neste blog, será criada - ou já foi, o tempo é diferente para quem mais vive offline do que online - uma outra página A Urna Cubica de Platina 2 - onde serão postas aos NOVAS atualizações da Urna, ou seja, a continuação da Crônica, lembrando que toda história (crônica) já está escrita (os originais datilografados estão aqui comigo), só falta eu digitalizar tudo (um trabalho gigantesco, que desconfio que levará mais do que uma década).
     E é isto, falta só dizer sobre a contabilidade. Bem, como sabem, eu sou um ferrenho (assim me considero) um ferrenho crítico dos modos e da mentalidade do brasileiro (e a mentalidade que menos aceito é a dos evangélicos, que acham que seus hábitos - segregativos e tolos - são certos e que suas culturas - ou falta dela, pois muitos evangélicos só ouvem "hinos" e falam sempre as mesmas coisas, todo dia - é a dominante, eles só se esquecem que suas fé, infelizmente, foram forjadas por outros homens, para servir apenas aos interesses dos homens, e não do Sagrado), e não gosto apenas de criticar sem dar bons exemplos em contrapartida, e se digo que o empresariado brasileiro está muito arcaico e situado (parado no tempo) nos anos 80, nada melhor do que mostrar de que evolução estou falando. Sei que muitos contabilistas ou controladores podem ficar bravos comigo, porque eles cobram muito caro, por uma coisa que posto grátis na internet (no Blog) e mais, muitos não querem que o verdadeiro conhecimento seja disseminado, pois, ainda em contábeis, até os livros de Contabilidade Contemporânea são difíceis de serem adquiridos (pelo preço altíssimo e por políticas de distribuição "estranhas"); Mas, eu não sou à favor da segregação, de modo algum, e o conhecimento que eu souber vou transmitir, seja de um modo ou de outro, e desconfio que nem o fechar definitivo de meus lábios, venha a calar minha ideias.
    Porque há ideias que morrem com seus autores, de tão fracas que eram, ou então, ideias fracas se mantém, apenas, na base da ignorância; Mas, também, há outros tipos de ideias, as ideias livres e revolucionárias (evolução natural), que são tão poderosas, que nem o tempo, e nem o esquecimento ou o desinteresse da população, intencional ou espontâneo, podem atuar sobre elas, e jamais as abaterão, porque fazem parte da formação das novas civilizações - criam, em si, a base da formação das novas mentalidades sociais. E sobre isto, só o crivo do tempo dirá se este blog e os textos meus, do Edson, se enquadram nesta categoria ou não, porque por estes dias, parece que a gente brasileira não está lá muito interessada no que eu tenho a dizer.

    E, agora, com vocês, Brazilian Folks - jeitinho brasileiro? - pois, ora, amigo, você não achou realmente que eles, aqueles que se diziam bons, eram realmente auspiciosos, e, você acreditou quando eu dizia que eu era um tanto decadente? Tolo, eu apenas disse isto, para que você não estranhasse quando me visse andando no mato, ou nas estradas ermas, quando eu fosse me sentar no viaduto ou quando ficava à beira da estrada, ou, ainda, quando andava com os vagabundos, mas, na verdade, eu dou uma atenção especial a estas pessoas e lugares, a atenção que a própria sociedade, os governos e as pessoas não dão a eles. Por quê? Simplesmente porque eu gosto de fazer isto, gosto de ser, ou melhor, gosto de me sentir bom. E se é assim, porque não vou as igrejas?
    E as igrejas? Bem, sobre elas já dizia Gil Vicente há 500 anos, quando nem existiam essas igrejas de fundo de quintal ou os dogmas dos doídos varridos. O auto da Barca do Inferno diz assim sobre as igrejas:
    "Ouvir Missa? É igual a roubar, é caminho para aqui" (e o diabo aponta a porta do inferno!).

    Boa leitura, bons sonhos.... Obrigado por acessarem, e por me ajudarem a divulgar, este blog. E como diz um dos ensinamentos do livro do Pequeno Príncipe, tu és eternamente responsável por aquilo que cativas.



NOVIDADES DA WEB by Edson Fernando



  • A Urna Cúbica de Platina 2: Após, vários e vários erros ao atualizar a página da Urna, foi decidido por criar uma página à parte, que irá dar continuidade às histórias desta crônica, aqui neste blog. Esperamos que desta vez, os problemas sejam sanados. Link Aqui.

  • A Urna Cúbica de Platina no WIX: E, também, agora, a Urna, também estará disponível neste endereço aqui. > http://efsouzza.wix.com/urna-cubica-platina

  • Amigos do Edsonnando no Reverbnation: Poxa a vida! Tem tanta gente boa no meu perfil do reverbnation, que será até uma injustiça citar uns nomes e não citar outros, mas todavia, não posso deixar de citar algumas pessoas, entre elas:

  1.  
  2.  
  3.  
  4.  

    • Amigos do Edsonnando no Soundcloud: No soundcloud também, tenho vátios amigos, quase todos são super djs e músicos profissionais, entre eles, destacam-se:

      1. Francis

      2. Fadem

      3. Dotch!

      4. Roma Dub

      5. Marcie


    • Google Bussiness, Google Schoolar and Others: Apesar das "mancadas" do Google em achar que eu sou um hacker ou um plagiador descarado (nem um e nem outro), estou a elaborar dois outros perfis, o do Schoolar e do Mybussiness, ainda estão em processos de averiguações, do adsense, eu tive que desistir, porque o Google não acha o nosso blog aqui interessante, e vem com uma desculpa esfarrapada de que eu não posso provar que eu sou o editor desta url (endereço web). Links → 

      Scoolar 

      My Bussiness




    Arte do Post

     

     

     


    Gira Cana - Traços, Cores e Filtros

    criado com o Inkscape - julho 2014 by Edson



    REMIX → projeto

    Bruno e Marrone - edsonnando's Medley (letra, apenas)


    Sinto muito mas não permitiram que o som fosse uploaded.
    [motivo: copyrights da Sony/BMG e da RCA - in-autorizada reprodução]

    Quando acordei pela manhã,
    Senti um perfume que há muito,
    Muito tempo não sentia.

    Olhei depressa ao meu redor
    E apalpei o seu lugar
    Em nossa cama tão vazia.

    Eu que cheguei de um sonho bom
    Chorei ao ver tudo acabado
    Tanto amor, tanta doçura.

    Mas o perfume era real
    E acreditei estar ali
    Sua presença de ternura.

    E de repente vi, você sair
    Com a toalha [enrolada] no seu corpo.
    E se agarrar em mim
    Como nos velhos tempos de amor tão loucos.
    Nada mais sei de nós
    Porque morremos abraçados no desejo,
    Na doação total
    Perdidos na loucura desses beijos.

    Se eu aprendesse a viver sozinho
    E o coração pudesse ser metade,

    Levaria esse amor devagarinho
    Pra não dizer que hoje já virou saudade.

    Senta que eu vou abrir um vinho,
    Agora que começa uma amizade.

    Tinha tanto pra dizer,
    Tanta coisa pra fazer,
    Coração se escondeu

    E calou a nossa voz,
    E se já não somos nós,
    Foi descuido meu e seu.

    Se a gente beber demais
    E se já não for capaz
    De saber o que é razão,

    Seja o que Deus quiser,
    Se eu quero você quer,
    Posso ler seu coração.

    Queremos mais,
    Queremos muito e muito mais,
    Nossos desejos são iguais,
    Mil anos de paixão,

    Queremos mais,
    Até a lua adormecer,
    O sol nascer pagar pra ver
    E ainda sim queremos mais.

    Queremos mais,
    É terra, é fogo, é água, é ar,
    Nossa vontade de amar
    E descansar na solidão,

    Queremos mais,
    Eu quero e você muito mais,
    Que diferença isso faz -
    É sangue, é alma, é coração.

    (fade) "Se a gente beber demais
    E se já não for capaz
    De saber o que é razão,

    Seja o que Deus quiser..."

    "Passou da conta agora chega",
    Está escrito em seu olhar,
    O sentimento quando acaba,
    Coração então desaba,
    Dá vontade de chorar.

    O beijo não é mais gostoso,
    Fazer amor não dá prazer,
    Já não te sinto em meu abraço,
    Só eu sei o que é que eu passo
    Com essa falta de você!

    Vai amanhecer
    E dessa vez eu quero acordar sozinho,
    Vai ser melhor pra nós,
    Vai ser melhor pra mim,
    Vai ser melhor assim.

    Vai!!!
    Vou te esquecer,
    Se você já não me quer mais na sua vida.
    Eu vou lembrar você,
    Mas tenho que esquecer,
    Nossos caminhos já não tem outra saída.

    E eu pensei que nunca ia te perder,
    Mas tudo que vejo,
    Faz lembrar você.
    Espero outro dia, pra te ver aqui,
    De um jeito tão carente,
    Sorriso transparente,
    Se agarrando em mim.

    A vida vai passando e tudo é tão igual.
    Um pranto no meu rosto
    É feito um temporal.
    É o vinho que embriaga,
    É o pão de cada dia,
    Eu era tão feliz,
    E juro!,
    Eu não sabia.

    E nada é mais difícil que viver sem ti,
    Sofrendo pela espera de te ver voltar,
    O frio do meu corpo pergunta por ti
    E não sei onde estás,
    Se não tivesse ido
    Eu era tão feliz (Refrão Cheio 3X) .



    Letras extraídas das músicas24 horas de amor / Queremos Mais / Passou da Conta / Se Não Tivesse Ido


    Edição da Sonoplastia (dos fonogramas originais) foi feita por edsonnando [arquivo pessoal]

    E realmente é uma pena, mas ainda não é possível ouvir este medley.


    Esta é a verdeira nova música sertaneja, ou the new brazilian folk.




    O Brazilian Folks

         Um caboclo desalmado, com uma espingarda, no meio no mato, portando mais armas e armadilhas, caça seu tatu para depois comê-lo, enquanto aguarda a verdadeira caça da noite, uma onça, que será transformada em tapete e vendida por um preço injusto, pois nada paga a falta que a predadora fará ao seu meio ambiente. E segue-se, mais à frente no estradão, o passo torpe dos tropeiros, que vão desmatando, para construir rodovias, ferrovias, a cada dia, mais martírios, ao passo que a biodiversidade se perde, e muitas espécies da fauna e da flora, entram em extinção - graças à cupidez e a ganância humana. O violeiro afina seu instrumento, para tocar um moda imerecida aos "trabalhadores" que só fazem as coisas, para ter dinheiro, porque, por amor, nem sexo eles fazem.

         O bruto homem do campo, o moderno homem da cidade que vai ao mato destruir, ambos são parte do brazilian folks, eles acham que a viola toca para eles, mas mal sabem que são eles é que fazem a viola tocar para eles, e tudo o que conseguem, conseguem com ameaças, estupidez, e medo - os bichos do mato fogem deles, e se pêgos nas terríveis armadilhas do homem,  sofrem, por saberem que suas vidas terminará ali.

        O índio nada pode fazer, porque ele próprio teve que se vender à sociedade, e a sociedade, em contraparte, queima o índio, porque tudo que se consome da sociedade, a sociedade o consome pelo outro lado, é a suruba do meio social, onde, na frente, dá beijinho melado, e atrás, enfia o fumo, a seco. O índio canta seu verdadeiro cântico folk, que ninguém ouve, porque índio é pagão, infame e decadente, mas foram eles que conservaram a terra até hoje, não os índios vivos, mas os grandes espíritos dos índios massacrados e mortos, em pretensas buscas humanas atrás de ouro, madeira e terra - isto acontece em 2014, e aconteceu em 1514. Quinhentos anos de martírio e injustiça, e todos fecham os olhos, assam as costelas gaúchas, na terra e se pudessem, comeriam suas próprias filhas, enquanto tomam cachaça e pedem que as suas mulheres cozinhem  uma galinha, ou melhor, um frango assado. São os canários da paisagem,que vão sumindo, à medida que o homem afasta-se cada vez mais de onde veio, mas quando a natureza mostra sua força, deve-se, apenas, calar a sua boca. Ou sofrerá as consequências.




    CARTAZ DO POST

     

     

     

    Divulgação da Contabilidade Contemporânea.
    Feito pelo autor do Blog.



    Desmatarão [Des Mat(ar)ão]

    Opinião Paroquiana

        Se a cidade de Matão foi planejada pelo grande baluarte do espiritismo brasileiro, o memorável senhor Cairbar Schutel, em contraparte, esta mesma cidade deve ter sido corrompida ou transformada, pelas próprias mãos da Maldade egoísta e mesquinha. Uma vez que a Matão de 2014, em nada se assemelha com a Matão dos anos 90-80 (que dirá da Matão do início do século XX); e, não dizemos, apenas, sobre o Parque Ecológico (ginásio de esportes) e da Matinha do Bosque, que por terem sido feitas por outra administração pública, que não é/foi a atual administração, que está a mais de uma década no poder, acabou por se deixar tudo terminar em nada, e ao contrário do patrimônio público depreciar, ele acabou por ser, e ainda o é, depredado, e isto tudo está sendo feito pelas próprias autoridades públicas, que, criminosamente, ignoraram as manutenção que deveriam ser feitas e só rebaixaram tais lugares citados, como "pontos de marginais", justificando assim, o abandono - prezados, se tem algum marginal nestes lugares é justamente porque o poder público não está por lá.

        Mas não é sobre a administração pública em si que pretendemos dizer, afinal, what was done is done (o que foi feito está feito), queremos ressaltar outros pontos muitos mais graves, uma vez que o que temos a dizer é sobre a falta de educação, de respeito que a população tem para com si mesma: há uma certa intolerância no ar, onde, por exemplo, não se pode passar à pé, em ruas de casas sofisticadas, cheias de construções contemporânea, azulejos decorativos, enfim, não se pode passar à pé por estas ruas, senão já se atrai a atenção dos moradores, que pensam que alguém os quererá roubar. Será que Emmanuel Kant, se vivesse hoje em Matão, iria ser proibido de realizar os seus passeios filosóficos, para não perturbar o sossego "aparente" da vizinhança - uma vez que bairros novos, que nem casas dos dois lados das avenidas têm, já veem com as placas sinalizadoras dizendo "proibido buzinar - fazer barulho - , inclusive de som automotivo" ?

        Claro que isto se deve pelo fato destes bairros serem de classe média/alta, pois se fosse um bairro popular ou de classe E/D, jamais iria acontecer isto e mais, tem outra, em bairros mais humildes, quem reclama de som alto, fica marcado para sempre, e mais ainda, os vizinhos fofocam entre si, como se houvesse algum erro em dizer "gente, para com esse funk absurdo, semi-crentes, desliguem esses hinos irritantes". Assim, claramente, as pessoas não se respeitam mais, e pior, elas querem competir mais, mesmo, umas contra as outras, entre si, sem pudor algum - e se o duelo do século XIX havia acabado, agora, começou uma nova modalidade de duelo, o debate entre os diferentes que não se aceitam, jamais, e isto só prolifera a segregação (que este blog e tão contra), onde as pessoas se disputam em silêncios, fazendo ameaças zeladas e praticando um bullying descarado, mascarado em reformas e aquisições sem sentido algum.  Mas, ao nosso ver, tudo isto tem uma causa só: falta de educação.

        Mas não se trata de qualquer educação, falamos de educação cidadã, a própria polícia e o poder público, deveriam explicar à população (seja nas escolas ou através de palestras e workshops) o que vem a ser o respeito ao outro, e mais, onde começa o direito do outro e mais ainda, que existe outras pessoas por perto que devem ser respeitadas. Ou alguns leitores não creem que seja um absurdo não se poder andar à pé pelas ruas sem que os moradores da região desconfiem? Para nós, isto é um estrupo ao nosso direito de ir e vir. O mesmo vale para o som dito evangélico, que para nós, nada tem de sagrado, senão da parte do interessa ao homem e as igrejas feitas pelos, e para os, homens; e onde estaria a moradia, como asilo inviolável do ser? E se não quiséssemos ouvir o som dos outros, mas que teríamos que ouvir, quando nos fazem ouvir, obrigatoriamente, graças ao volume exacerbado, ou quando ouvem em carros, no meio da rua, ou mais ainda, quando gritam junto e repetem infinitamente, à exaustão, uma tolice em semi-formas de acordes musicais - onde está o nosso direito, resguardado na constituição, de ter no lar, um asilo inviolável?.

        Esta liberdade exagerada, acabou com qualquer possibilidade de diálogo franco - votamos em quer nos doa cestas básicas, dentaduras, em quem vai fazer "política" para os nossos. Nós só queremos ter empresa para contratar nossos próprios familiares, e só pensando em nós, e ainda dizem, que assim, estamos fazendo o melhor pela humanidade - ideia original de Smith - , mas e o sofrimento, e a segregação que causa essa paroxismo todo, e os gênios que se perdem em pedras de crack, em corotes de cachaça? E quantos outros valiosos, sem uma ajuda, sequer, das assistentes sociais (ou de qualquer outro profissional, ou Santo que fosse), e sozinhos com suas forças de vontades, acabaram por conseguir se libertar dos vícios do alcoolismo, do tabagismo, da drogadicção e continuam marginalizados porque nem família e nem sociedade lhes dá valor? Pois, afinal, fica uma marca em quem se liberta, que os outros jamais aceitam - por acharem que isto não é possível. E mais, muito mais, quantos não querem se fechar em condomínios, com câmeras de seguranças, controle de entrada e saída na portaria, guardas armados, cercas elétricas, além de grades nas janelas, e arrame farpados e estacas nos murros? E tudo isto, pura e simplesmente por intolerância ao outro? Mas é a isto que a sociedade chama de evolução e melhoria social? Mas parece que isto ninguém vê, e pior seria se realmente eles vissem isto e nada fizessem para mudar.



    Nietzsch-do



    Ei, homem, excita o cérebro!!!,

    Que diz a profunda meia noite:

    Tenho dormido, tenho dormido!

    De um sonho profundo despertei:


    E agora são dias novamente que não se repetem mais

    E a mediocridade humana passa à medida que nos afastamos dela;

    Todavia nunca deixarão de desconfiar de nós

    - simplesmente porque eles sabem "Nós não somos como eles" e mais,

    Nós não nos acasalamos no frio, nem no calor.


    Nós somos os evolutos

     que sabemos que não deve haver luto algum

     porque se a vida foi realizada - a mágica não será perdida.

    Já me libertei uma vez, e posso fazê-lo novamente,

     Quantos podem dizer isto? Você não consegue ver a superação nisto?


    Quantos abrem mão de sua felicidade para a paz alheia?

    E nisto existe mais do superado do que apenas decretar

    A sua Vontade como a certa e verdadeira.


    Afinal seria muito fácil para o homem inteligente

    enganar ou ludibriar os seus semelhantes,

    Mas que benefício haveria nisto - fortunas na terra?

    Mas quem disse que é a Terra que importa ao homem superado?



    Que diz a profunda meia noite:

    Como conservar o homem mais tempo?

    De um sonho profundo despertei:

    Que importa o homem, queremos o homem superado!



    Por que insistir tanto em manter uma cultura antiquíssima?

    Se o novo é a ordem natural de tudo?

    Por que valorizar tanto a juventude se é na velhice

    Que temos a maturação das capacidades intelectuais do ser?


    Como as boas bebidas,

    Quanto mais tempo se conserva uma ideia,

    Mais ela ganha força e amplitude.


    Deixemos que o tempo fale por nós,

    Deixemos o novo, deixemos o velho!

    Cada um tem sua utilidade

     E tolo aquele que só busca um.



    Como conservar o homem mais fútil por mais tempo

    É o que diz a profunda dor que não passa.

    Mas quando de um sonho profundo se despertar (se dirá):

    Ei, Homens, excitem o cérebro na suas superações!!!




    Edson - inspirado na Obra de F. Nietzsche




    Sons do POST


    VA - After Hours 1 - mixed by edsonnando

    LINK

    Belle & Sebastian - Century Of Fakers


    PNAU - Solid Ground


    Cher - All Or Nothing (  )


    Mundo Livre S.A. - Bolo de Ameixa


    Krafwerk - Hall Of The Mirrors


    Pink Floyd - The Gunner Dream







    Hey, Você, espera!

    Não vai se embora sem o

    Meu Muito Obrigado

        Só tenho a agradecer por tudo, tudo que vocês, meus novos amigos da internet tem me proporcionado. Para mim pouco importa se os conheço pessoalmente ou não, o que sei é que são pessoas valiosas, pessoas intimamente poderosas; vocês são, sem dúvida, grandes artistas, escritores, músicos, designers, rappers, djs, enfim, são pessoas excepcionais, e que bom que vocês visitam este blog, ouvem meus sets, meus edits, muito obrigado.
         Também aproveito para agradecer a compreensão, afinal, quantas misturas cabem neste blog? E podem ficar despreocupados, eu não sou um hacker (um cracker muito menos - e, os bugs deste blog, são causados pelos widgets na lateral esquerda, e quando os identifico, eu os elimino).
        Lembram-se do avatar do edsonnando  no soundcloud, é um red hat até hoje. Red hat diz-se de quem usa o Linux OS, especificamente, Mandriva, mas apenas para divulgar coisas boas e salutares. E por isto não mudei a foto do perfil daquele site até hoje, não achei nada mais apropriado.
        Eu faço realmente tudo o que posto, eu produzo tudo que ponho na rede (mixagens, imagens, textos, contabilidade, designer...) e agradeço a compreensão de vocês por eu nunca ter sido hostilizado (e nem desejaria sê-lo) por postar tantos conteúdos diferentes. 
        Assim, só agradeço, aos meus amigos de reverbnation, grandes músicos, rappers, poetas.
        Agradeço as minha conexões de linkedin que prestam atenção nas coisas que digo e me dão valor - mesmo por eu estar sem sorte para emprego desde 2012, bem mas não quero reclamar de nada, no mais estou aqui, firme e forte e cada vez mais lúcido, em um mundo em que cada dia mais, as pessoas querem se mostrar insanas (nada contra os loucos, eu andava com uma garrafa de vodka pelas ruas, mas em determinado ponto, eu percebi que aquela vida não era para mim, eu percebi que eu poderia ser mais, escrever, mixar, desenhar, dar as mãos a quem sofre... dar um olhar de afeto a um animal de rua).
         Enfim, eu só tenho a agradecer (e para mim, agradecer e desculpar, nunca são demais) a possibilidade que eu tenho de me comunicar com pessoas da Rússia, da Alemanha, da Polônia, da Índia, UK, USA, África, penso nisto tudo como algo, no mínimo, incrível, não acham?
        Eu poderia levar a vida como os brazilian folks, nas coxas, na moleza, no jeitinho, na surdina, mas não, eu quis o caminho mais difícil, as rotas dos espinhos, e olha o resultado.
        Assim, mande um twitter para @novalluz, se quiser, que assim que eu puder responderei.
        De todo modo, entre em contato, aprecio culturas diferentes e rebuscada, e eu gosto muito de receber feedback - mande sua música para eu ouvir ou mixar, envie uma foto, faça o que quiser, porque
        Amigo, a internet somos nós, e tenha certeza, as coisas que fazemos ficarão para sempre, porque os clichês podem até parecer que estão com tudo e que estão no comando, aparentemente, mas, prezados, apenas, os mais criativos e eruditos, os verdadeiros, como nós, e os nossos, são aqueles que podem ultrapassar as suas eras, e chegar até aos tempos futuros.
        Muito Obrigado mesmo, de verdade! <3
    E até mais...











    Arte  da Última Hora

    - para você que vê até a última palavra e o último pixel


    See ya,  até logo!!!











terça-feira, 22 de julho de 2014

(Postagem 90)

Este conteúdo não era para estar aqui, era para estar na página da urna cúbica de platina, mas infelizmente, o Google, que já não sabe lidar com imagens grandes em seu blogger, agora, ainda por cima, não permite atualizar as páginas e por isto, resolvi postar aqui mesmo. E mais um detalhe, o mais crítico de todos, o Google não autoriza meu adsense, argumentando que não sou dono deste blog, estou a três anos na rede, e ainda acham que eu sou hacker ou que as coisas que posto (textos, mixagens, etc e etc) não são de minha autoria, e sim que sou uma fraude, Grande engano, creio que o Google não sabe que no Brasil, são os bons que ficam parados, enquanto os sem conhecimentos são os que pousam de bons moços e pessoas cultas - like a Belle and Sebastina said "Another century of fakers, another cool decade of fakers"

 

APROFUNDANDO-SE NO LABIRINTO





O PONTO 2C :

Sugerimos que este ponto (como o D e Eas chaves, no jogo original, estavam no grande corredor, em fendas nas paredes) esteja trancado a chave ou então obstruído com um bloco padrão. Essa é uma opção mais do Narrador do que do grupo de jogo (ou seja, com ou sem chave, acessível ou não, mais fácil ou mais difícil de se enfrentar, os enigmas e os NPCs, Non Players Caracthers - essas são opções suas, como Narrador), assim, uma vez que um personagem chegue a este ponto, leia o trecho abaixo [como você deve saber, a parte acima, sobre Divilluz dá maiores esclarecimentos sobre esses compartimentos da Coifa]:


" Após passar pela porta (bloco), você literalmente está dentro do Corpo da Coifa: a temperatura é gelada e este compartimento, como os outros, expurga líquidos vitais como em um pulsar desgovernado. A sala é ocupada por uma carne negra e corrompida, que parece que vai lhe esmagar vez ou outra, enquanto contrai-se e dilata-se, e quando tudo parece calmo finalmente, pedaços podres de músculos que envelheceram, caem das partes maiores deste corpo grotesco. Mas ao que tudo indica, a Coifa mantem seu ritmo normal de atividades mesmo com sua presença nesta "sala"... ".



AO NARRADOR: Ahh, bem, se alguém quiser tentar começar a matar a coifa, os lugares são estes..., eu só não sei se a hora é agora, talvez nem você, Narrador, saiba. Será que o método de Divilluz, para matar a Coifa, é  mesmo verdadeiro? E até mesmo com o auxílio de Xino e Haculio (talvez, Divilluz, agora), mesmo assim, Matar a Coifa não é um feito fácil, nem um pouco, e, de todo modo, mas vamos dar continuidade a toda a história do labirinto... que depois desta ainda tem muito mais histórias... todas elas escritas por mim e jogadas em mesa de jogo.


Coifa
Zuntsla
(7 partes: 'plena'), Nível de Poder: ° ° °
Espírito da Coifa → a corrupção em sua forma mental, espiritual e carnal Esta parte é o centro do corpo, poderia ser um coração, um pulmão, o que o Narrador achar apropriado, claro cancerígeno e muito doentio. As estatísticas se referem a todas as partes, como una.
Força de Vontade: 6 Fúria ou Tormento: 8 Gnose ou : 4 Poder: 88 + absorções
Dissoluções
(
Encantos):
Cada parte tem um tipo de encanto específico, e deixamos ao Narrador maiores detalhes sobre cada um deles, de acordo com os interesses da crônica. Mas, no geral, as dissoluções da Coifa provem da destruição que os seguidores dela fazem. Todas as 4 partes principais da Coifa (C, D, E e F) tem em comum os seguintes poderes (encantos): Toque Maligno, Corromper e Corromper Eternamente, Consumir Almas, Absorver Corpos, Vomitar Corrompidos, Corromper Mentes, Influenciar o Caos, Propagar o Histerismo, etc...


    Não apenas entrar na Coifa (i.e. ser corrompido) causa os distúrbios pertinente a toda essa energia wyrm concentrada e doente, que afeta a todos que a rodeiam. Entretanto, você, Narrador, pode tratar deste "lidar" com a coifa, mas sem desejar se corromper, como alguma distorção de ressonância entrópica inconveniente, ou seja, uma aura sutil de decadência e corrupção no olhar, vão estar naqueles que tiveram algum contato com as partes-chaves da coifa. Agora, quem se corromper, não tem jeito, a pessoa será um nefandi, um amaldiçoado, o que seja, menos aquilo que foi um dia, para sempre, a corrupção, em Mago, é eterna, ao que tudo indica - e muitos são aqueles que conseguem perceber, quem já foi solicitado, como seu, pelo Abismo. Narradores podem pensar em alternativas para reverter uma corrupção, mas, ela deveria ser irreversível. Se a coifa for destruída, outros lordes infernais poderão recorrer à tutela destas almas vendidas e insanas. Se um nefandi trair a coifa, e ela o descobrir, ela tem poder para bani-lo imediatamente até um dos infernos intransponíveis, ao custo de 7 pontos de poder e um sucesso apenas em um teste de FV (dif = FV do alvo).

    A Coifa está apresentada em duas versões, nesta Crônica antológica: a espiritual, para ser usada nos compartimentos chaves (Carne, Mente e Espírito) e a ficha que representa o "grosso" da Coifa, a parte 2F, ou seja, onde ocorre os rituais de alimentação da Coifa e culto a wyrm. De todo modo, as duas fichas representam uma só coifa.

    Note ainda que destruir estas partes da coifa, e a coifa em si, ou seja, retirar dela todo o poder e vitalidade, não é suficiente para que ela não se recupere (a uma taxa de 1 nível por turno), assim, para destruí-la de vez, é necessário achar um ponto secreto, onde contém toda a essência da coifa e pulverizar toda essa essência.

    Sobre os Investimentos vamos usar as regras diretas da Fonte. De Demônio: a Queda, por questão de clareza e similaridades.

    A Fé é a energia do cosmos, o sopro do criador e a vida dos condenados. Com a Fé os seres das trevas sentem-se como se fossem eles os criadores, das angústias. A Gnose é a energia da mente, a energia da criação, a vida depois da própria vida - a vida criada pela própria vivência. Com a Gnose, os seres das trevas conseguem ludibriar as mentes mais iluminadas e puras. O Tormento é o próprio fogo do abismo refletido no olho paranoico dos servos das Escuridões. Se a Fé um dia foi o presente que o criador deu aos seus anjos, e que depois alguns anjos renegaram, então, o tormento é o presente que deus deu quem o ousou duvidar, e se rebelou. O Tormento é uma ânsia que não passa, uma sede que só aumenta e uma dor que não pode ser compartilhada com ninguém. A Fúria é o lado bestial de tudo que existe, tudo tem sua cólera e sua explosão. A Fúria é a pura explosão sem controle e o puro descontrole, controlado pelo puro instinto animalesco. A Força de Vontade é como o ser reage a todos esses sentimentos e toma as suas posturas; sobre a coifa, intelectualmente falando, não tem muito o que se entender do ponto de vista mental, afinal, ela é a pura demência, em outras palavras. O que deve-se salientar aqui, é que Fé está para Gnose, assim como Fúria está para Tormento.

    Assim, os demônios e as coifas, para cumprirem os seus objetivos precisam dos seres humanos: como fontes de Fé (e Poder), como instrumentos ou como agentes. E Se os demônios precisam de serviçais, os serviçais por suas vezes, precisam de outros instrumentos para cumprir as ordens dos mestres.

    A maior limitação no que se refere a dotar um servo (investir) não vem da coifa ou do lorde infernal, a maior limitação vem do próprio mortal. Dentro dos limites apropriados, os seres do abismo conseguem dotar seus servos com as suas próprias capacidades e poderes sobrenaturais. E a coifa nunca se precipita para apenas ter mais e mais almas a sua disposição, ela sempre escolhe bem seus servos, exceto se estiver com 7+ de Nível de Poder; assim, a corrupção, é um ponto chave, um momento certo da Crônica, não a precipite, Narrador, se não você terá problemas em controlar o jogo, e, se alguém for se corromper, ele será corrompido, no tempo certo.

    Demônios podem dar Atributos, Incrementos, Evocações, Outras capacidades.

    Assim, um personagem terá de 1 a cinco níveis - ou melhor, Potencial - de Fé (sendo que 1 é alguém espiritualmente fraco e 5 seria o Dalai Lama ou a Madre Teresa), se a Coifa for usar o mortal com Fonte de Oferenda, só metade destes pontos de Fé (ou metade do novo nível de Poder da Coifa, o que for maior) poderá ser investido, a outra metade fica de alimento para a Coifa, mas nem todos os servos dela são suas fontes de alimentos.

    Uma vez que se saiba quantos pontos de potencial de Fé o mortal (ou a Coifa, em raras ocasiões) tem para investir, pode-se:

  • usar um ponto de Pontencial de Fé para operar curas milagrosas;

  • usar um ponto de Potencial de fé para conferir dez pontos de bônus, e não de xp, ao personagem do jogador que desejou corromper-se na coifa (esses pontos de xp podem ser usados para comprar qualquer coisa exceto antecedentes - será que Recursos não seria uma exeção a exeção? - , use a tabela de criação de personagens);

  • usar um ponto de Potencial de fé para criar uma versão de mágica estática de uma das dissoluções da Coifa (Opção do Narrador),

  • E, Pontos de Pontecial de Fé podem ser usados para dar versões estáticas das doutrinas da Coifa (um "efeito" de primeiro ou segundo níveis por ponto de Fé) OU um ponto de Potencial de Fé pode ser usado para criar uma versão para o personagem dos poderes apocalípticos da Coifa (um ponto de Fé por "efeito" de forma apocalíptica).

    E quando um servo se torna uma Fonte de Oferenda de Fé, a Coifa ganha diariamente de 1 até 3 ponto de Fé do mortal (ou seja metade da Fé dele arredondada para cima), e isto, acima de tudo, cria um grau de proximidade entre o corrompido e a Coifa. (antecedente opcional: Aliado Infernal, ou Coifa).

[adaptado de Demônio: A Queda, páginas de 249 a 252]


    E Lembre-se, em termos de "Pontos de Poder", considere, para efeitos de jogo, que um humano tem cerca de sete pontos de poder (correspondente a sua vitalidade); um mago tem cerca de sete pontos + a sua quintessência conservada dentro de seu corpo,  o que, em média, dá dez pontos; e, os changelings, podem ter de dez pontos, como um magus humano, até cerca de vinte pontos (soma = sete pontos de vitalidade +  os níveis em glamour permanente).




NOTA SOBRE DISSOLUÇÕES

Dissoluções são as versões negras dos encantos. Do mesmo modo que a magia Nefandi é diferente das outras e tem suas próprias manifestações peculiares, os encantos dos seres puramente wyrm são tratados como essas coisas aqui:
  • Esta forma de magia, da Coifa enquanto entidade, segue basicamente as mesmas regras dos outros umbrais, exceto que para cada nível que a Coifa estiver acima do seu nível de umbral, ela ganha uns determinados benefícios em jogo. Na prática funciona assim, cada Coifa tem um nível se existência, ou Poder do Poder, o desta aqui é nível 3, onde ela tinha cem pontos de poder, naturalmente, mas vejamos:
  • Nível 1 de Coifa → Poder de um até trinta e cinco.
  • Nível 2 de Coifa → Poder de Trinta e Quatro até Quarenta e Nove.
  • Nível 3 de Coifa → Poder de cinquenta e um até cem.
  • Nível 4 de Coifa → Poder de cento e um até duzentos.
  • Nível 5 de Coifa → Poder de duzentos e um até duzentos e noventa e nove.
  • Nível 6 de Coifa → Poder de trezentos até quatrocentos e trinta e três.
  • Nível 7 de Coifa → Acima de Quatrocentos e trinta e quatro.

  •  As coifas são de nível um a cinco. Depois, só consumindo almas e aumentando o poder delas. O Nível de Poder da Coifa é importante para ela e para seus seguidores, uma vez que quanto mais poder ela tem, mais poder terão os investimentos que ela fez em seus corrompidos. Funciona assim:
TABELA DE Níveis de Poder da Coifa
cada nível abaixo -1 Nível em Força de Vontade e Gnose, -2 Níveis em Fúria (Investimento/2)
1 Nível acima + 1 Nível em Força de Vontade, +1 Nível Em Fúria (Investimentos*1,5)
2 Níveis Acima + 2 Nível em Força de Vontade, + 1 Nível Em Fúria e Gnose (Investimentos*1,5)
3  Níveis Acima + 2 Nível em Força de Vontade e Fúria, +1 Gnose  (Investimentos*2) +Dissolução Esp.
Quatro+ Opção do Narrador

  • cada nível acima do seu que a Coifa possuir ela ganha mais dados em FV, mais dados em Fúria e mais um dado em gnose, ao custo de 12 pontos de poder, por duração de uma cena. A dissolução especial é este mesmo encanto, ao custo dobrado mas por duração indeterminada - simbolizando eras de caos total. Os seguidores dela tem os efeitos de seus poderes conferidos por ela, quando a Coifa está em níveis acima do seu, aumentados a razão de 1 e meio ou duas vezes, opção do Narrador, ou estes mesmos investimentos podem funcionarem como um nível acima, ao gasto de um ponto de FV.
  • Sobre o poder dela o Original dela seria 100 mas, neste caso, ela já estaria acima de seu poder se consumisse apenas um NPC ou corrompesse apenas um personagem do jogador, assim, adaptados aos danos agravados que ela sofrei de Divilluz, e assim, a base de poder dela para o início deste jogo, será de 88 e não mais de cem, ela deve consumir 13 pontos para subir de nível e ganhar os benefícios, e isto também poderá seu usado com recursos dramático para o jogo, onde os personagens podem ter que ver a coifa corromper alguém (apenas no ponto 2F) e além da angústia (ou êxtase) tenham que perceber que a o fim do "ritual macabro" a coifa e seus seguidores ainda sem fortalecidos...
  • Quando a Coifa atingir 3+ níveis do que o seu nível base, além da dissolução especial e dos bônus,  ela entrará em crescimento desenfreado, e vai ter que possuir cada vez mais almas ou avatares para aumentar toda essa energia maligna. Do mesmo modo,  se o poder da Coifa cair ao nível zero, ela acabaria sendo consumida pela próprio limbo. Mas isto ainda não a aniquilaria de vez. Narradores atenciosos devem ter percebido uma pequena divergência, proposital, nas partes da Coifa: em um momento diz-se seis partes e em outro, sete. São seis as conhecidas (2A - as artérias, articulações e os anticorpos - , 2B - a boca falsa, a baba da Coifa - , 2C - a corpo da Coifa, a carne - , 2D - a demência da coifa, a "mente" - , 2E - o espírito normal da Coifa - e 2F - os fechos da Coifa, a boca onde ocorre a corrupção) mais tem um sétimo ponto oculto, o provável 3G, a Grande-Ente (Gradiente) da coifa - que está neste labirinto e só o Narrador da crônica sabe a localização exata, tal como os detalhes deste ponto - onde existe ainda o elemento essencial da Coifa, ou seja, sua definitiva forma feita de pura efêmera negra, ou a parte obscura do universo.
  • De todo modo, a Coifa é um monte de carne disforme, ou ondas de espectros negros opressivos, gritos e calafrios, a Coifa pode assumir a forma de insanidades, ou perturbações, ou ainda, sonhos perversos e doentios. A coifa, se não for destruída completamente, nunca volta a ter seu poder anterior, a princípio, mas ela sempre cresce e acaba por afunilar o ambiente ao seu redor. A Coifa pode até mesmo estagnar-se  e parecer "estática", porém ela pode estar guardando seu Poder para algum momento específico.
  • Os padrões da mentalidade da Coifa são incompreensíveis para nós, humanos "normais". Assim, em termos de História, trate a de forma singular, que represente fielmente a elevação a quinta potência do produto resultante de puros desejos de corrupção, da decadência, da demência, das atrofias, dos massacres e de todo e qualquer desespero, sobretudo, os sobre-humanos, e eternamente caóticos. Em termos de Jogo, ela é um mix de um ser taumívoro (que se alimenta do Tao), espiritual, corpóreo e que transcende, até mesmo, os reinos mais profundos. Teremos as estatística dela em forma de umbral (acima) e em forma física (abaixo, onde a situamos como um ser semelhante ao descritos em Demônio: A Queda).
  • Coifar significa sugar, extrair, tomar para si. Quanto mais poder (e níveis de Poder) tiver a Coifa, mais ela vai precisar de mais servos para alimentar toda essa energia terrível e prováveis baixas com haculio, mercúrio, mr ray, pode acabar causando problemas para ela...





Coifa, Pura-Corrupção

Aquela que Suga a Seiva do Universo

NOME VERDADEIRO - Züntsla - Zün Tsl Aykhubropwz

Natureza: Autocrata Nível do Poder: ° ° ° Casa: Flagelo (criatura)
Comportamento:  Sádica Cruel Baixas: 1 Semblante: Namtar
Atributos
FORÇA : °°° MANIPULAÇÃO (Medo): °°°° PERCEPÇÃO (Sobrenatural): °°°°
DESTREZA : °° CARISMA : °° INTELIGÊNCIA: °
VIGOR (Absorção): °°°° APARÊNCIA: ° RACIOCÍNIO: °°°
Habilidades
Prontidão: °° Intimidação (Opressão): °°°°° Ocultismo (Abismo) °°°°°°
Presciência: °°° Intuição: ° Enigmas: °
Briga (Encontrões):  °°°° Liderança: °° Religiões (Liturgia): °°°°
Esquiva:  °° Lábia: °°° Pesquisa: °
Empatia: °° Sobrevivência: °° Conhecimento Esfera(Mágika): °°°°
DOUTRINASVIRTUDES
Dos Ventos _____________ ° ° °Consciência: °
Do Despertar ____________ ° °Convicção (Determinada): °°°°
Do Firmamento __________ ° °Coragem: °°
Da Morte ____________ ° ° ° °
ANTECEDENTES FÉ e GNOSE
FORÇA DE VONTADE:
° ° ° ° ° °
Pacto: °°°° ° °  ° °
[] [] [] []
PODER: 88 + os absorvidos dos NPCs e personagens do jogo
Legado: °° FÚRIA e TORMENTO Pertubação que causa: Histeria
Modelo: °°° °   °   °   °   °   °   °   °
[]  []  []  []   []  []  []  []
NÍVEIS DE VITALIDADE: 12           + os níveis adicionais em Poder
FORMAS APOCALÍPTICAS
     A Coifa, ou o Semblante Abismal da Morte, é uma criatura sem uma forma definida, que vez ou outra, se parece com uma grande "entidade" cancerígena, carne negra, esponjosa e corrompida, e outras vezes se manifesta como vultos sombrios cingidos por tentáculos, com uma névoa espectral sufocante e densa, que movem-se e se contorcem, de tais modos, os tentáculos, como que refletindo pensamentos macabros, obscenos e infames. As razões destes seres são uma incógnita, exceto que eles divulgam a decadência e tudo que levar a wyrm extrema. O Poder da Forma Disforme permite a ela mudar sua forma livremente, mas sempre conservando um aspecto bizarro. A Visão do Abismo, nada mais é do que ter uma visão noturna, para enxergar tudo no breu absoluto, e isto permite também que a Coifas sinta pensamentos e intenções de seus aliados e corrompidos. Garras da Morte cria nos tentáculos da Coifa, garras afiadas e venenosas. Manto das Trevas traz uma intensa escuridão ao ambiente. Aura Entrópica permite à coifa impregnar o ambiente com a ressonância das trevas mais espessas, ou seja, atrair os sentimentos mais medonhos e primitivos dos seres em questão. Agilidade Mortal confere níveis de destreza sobre-humanos.
 A Doutrina da Morte permite a coifa saber como alguém, que morreu de morte violenta, foi morto, só de olhar nos olhos da vítima. No nível dois, ela pode disseminar a decomposição (Vigor+Enigmas, dif. 6, plantas, madeira e tecido, dif 7, metal dif. 9 e rocha dif. 10), em uma área de sete metros. No nível três e quatro, ela pode colocar imagens de morte na mente das pessoas, ou mesmo matá-las com um toque (Força+Presciência, compare sucessos com o Vigor do alvo, se excederam, a morte é instantânea.
Foma Disforme
Visão do Abismo
Garras da Morte
Manto das Trevas
Aura Entrópica
Agilidade Mortal

PARTICULARIDADES

 Flagelos são seres que ajudam a proliferar as catástrofes e dores da humanidade. Uma criatura flagelo não é um anjo caído que se tornou monstro (Tormento 10) apesar que isto também poderia ser, mas uma criatura flagelo trata-se de um dos seres que os anjos decaídos encontraram, quando foram lançados ao abismo eterno.


Detalhe Adicional As demais Doutrinas (Vento, Despertar e Firmamento), dizem da doutrina da Casa da Coifa, a Doutrina da Morte, diz do Semblante da Coifa. Do Despertar permite a Coifa reconhecer bons servos, nefandis e seguidores e também, permite corromper, dar Investimentos e curar mazelas. Do Firmamento permite observar uma cena com a visão de um servo e ouvir o que o alvo ouve, apenas se soube os nomes das vítimas. Dos ventos, a Coifa pode invocar vento, dar um soco com o ar e comandar o vento.

Detalhe Adicional 2 → Não é possível aniquilar a Coifa simplesmente fazendo o Tormento dela estourar o limite de 10 pontos de tormento permanente e depois acumular mais 10 pontos de tormento temporários - se isso acontecer, ela terá de gastar tormento [30 pontos, e voltar ao nível oito (8) → jogue 30 dados, dif 6 dada sucesso é um dano na coifa e em todos que estiverem a até 1 km do ponto de acumulo do Tormento, opcionalmente, quem gostar de lançar dados, pode, sim, lançar separadamente as paradas de danos (no geral) e absorção (individual - para cada personagem envolvido, incluindo a Coifa)]. Este gasto de tormento poderia incluir efeitos paradoxais. Quando a coifa sobe de nível, ela ganha fúria não Tormento.
    E, do mesmo modo, simplesmente, atacar a coifa com Primórdio puro e energia salutar, causará mais dano nela, isto sim, mas a coifa, ainda assim, poderá continuar a existir, em um estado latente, se o ponto 2G não for encontrado e eliminado.




TUDO SOBRE A COIFA


    Ela se divide em partes, compartimentos, nem sempre é assim, mas enquanto ela estivar "anexada" a este labirinto, ela irá continuar a se apresentar em partes:

  • 2A: As Artérias, As Articulações, Os Anticorpos, ou a proteção a corpos estranhos à coifa;

  • 2B: As Babas da Coifa, toda a secreção bucal que ela produz escorre neste ponto;

  • 2C: O Corpo da Coifa (!Eis o mecanismo da carne corrompida");

  • 2D: A Demência (ou os padrões de "mente" da Coifa);

  • 2E: O Espírito Dela ( a forma feita de material espiritual da Coifa);

  • 2F: Os Fechos (os compartimentos da corrupção e de dar e receber poderes - também conhecidas como expansões da Coifa); e

  • 2G: Um ponto secreto onde contém a forma pluri-cósmica deste ser muito estranho, alguns artificies conhecem essa legendária parte, como a forma secreta  e frágil da coifa - que nem Divilluz sabia a localização - como a gradiente da coifa.


    Todo personagem que não tiver passado pelo 2A quando a Coifa expurgava seus líquidos, não será observado por ela. Quem foi tocado pelos anticorpos da coifa será sempre observado por ela. Ela também se beneficia de quem passa pelos seus pelos e veias, uma vez que é assim que ela fica ciente de quem pode ser corrompido (inclinação ao mal - orgulho - ou a ganância desmedida - hubris) ou não, ou seja, assim que ela sabe quem tem predisposição à corrupção.

    Sugerimos para um caso ou outro, de quem não se lembrar se foi babado pela coifa, ou se recebeu uma "gozada" de anticorpos da criatura flagelo, bem quando passava pelos lugares em questão... sugerimos o famoso teste de Disparate (Disparatado), mas como? Vocês não conhecem esse teset? Muito simples, onde joga-se o d100 e não o d10 (d100 = dado de cem lados, para quem possuir, ou então jogue  1 dado de dez lados para a unidade, primeiro, e outro dado, na sequência, para o decimal). Quem obtiver menos de 20%, então, esse menos de vinte porcento é um Disparate, e personagens que obtiverem resultado igual ou inferior a 9%, vão praticamente implorar para ser corrompido, "igual a como se uma prostituta de rua implorasse para dar uma fodida com um cara noia, ambos sem preservativos, e o cara goza, na aflição, uma porra muito bem coalhada por crack e aguardante exagerada, goza bem no orifício paridor da vadia, e quando nasce a criança - sempre nasce uma crianças assim esses dias - , temos um ser sem um pulmão, com insuficiência circulatória e respiratória e um coração disrítmico - mas foi exatamente assim (e isto!) que eles quiseram... Isso começa a nos dar uma leve ideia do que é a Coifa.

    Só há um modo de resistir ao Declínio do Disparatado: obter em um único teste e sem modificador algum, 3+ Sucessos em um teste de FV, dif. 8. 

História de Jogo (Recomendado para narradores): Kamal, um verbena de Triumphos que entrou no labirinto a fim de buscar ervas mágikas e cogumelos espirituais, ambos prometidos por Mercúrio, se depara com a sala de muitas veias e pelos: ele toca a maldita coisa toda! E sente, em um momento em que parece que o ar e sua vida fogem de si mesmo, ele sente a arrepio do vento glacial, que sopra, súbito, do fundo do abismo para onde vão todos aqueles, que de fato,são de lá. Ele toca e sente os pelos duros, todos melecados enquanto pulsa-se uma especie de veia que se entrelaçavam naquele estranho e quente canto do labirinto umbral. Kamal decide ferver o líquido interno com uma mágika de Vida, Forças e Primórdio; ele joga seu aretè, 2, o Narrador já declara que para se obter algum Efeito nesta mágika, deve-se obter 4+ sucessos em uma jogada prolongada de 3 turnos. Ele obtém apenas um sucesso, a Coifa, claro, já o fitava desde o primeiro momento, ainda mais tentando afetá-la...


Vamos falar um pouco sobre essa Mágika. Caso alguém tente algo do tipo, permita o teste mágiko, porém ignore o Efeito (exceto se a margem de sucesso for maior de 150%) e mais, faça com que toda a quintessência gasta antes, durante e depois do Efeito seja assimilada pela Coifa.

    Porém, tais tipo de mágika seriam muito perigosas, se alguém tiver uma especialização em Medicina (Coifa) ou uma especialização em Erudição (Coifa), vejamos:

 Apodrecer a Coifa (Vida 3 / Entropia 4): Causa dano na 'carne' da coifa.

Fúria Místika (Vida 4 / Primórdio 4): Causa dano agravado (+1 nos sucessos para dano).

Ferver a Coifa (Forças 2 / Vida 2 / Primórdio 2): Usa-se um ponto temporário de FV.


    Via de regra, esta parte 'carnal' dela pode ser ferida através de Vida, desde que se use uma especialidade relativa a ela.

    E a Teoria mágika seria → Tudo começa  na Essência (Primórdio 2 para evocações e 4  para transmutações ou raios primordiais) focalizando ou sendo focalizado pela Mente (Mente 4 - só fere a Demência), depois, obtêm Forma pelo Espírito, e entra nas Esferas Padrões (Vida; Forças - que sofre +1 na dif. na umbra -; e Matéria (que é praticamente inútil contra a coifa), e por fim, tudo isto se situa em um Sentido de Espaço e Tempo, mas que não pode aniquila-la (Tempo e Correspondência não afetam a Coifa, muito menos nos domínios dela, mas há exceções), e isso segue, até chegar ao Fim de Tudo (Entropia - esfera indispensável quando usada com Concepções - Mente -, Padrões - Vida, Forças e Matter - , e A Forma. O Primórdio em nível 4 é a única esfera que pode feri-la, sem utilizar outras esferas místikas.

    Simplesmente, passar ou atravessar o 2B, não causa nenhum "fascínio" pela Coifa, porém, se o personagem explorar muito o local, ele terá que fazer o mesmo teste relativo a este tipo de contato com ela. Porém, esta substância tem uma função diferente da substância do 2A, apesar de serem aparentemente idênticas, estes tais líquidos "vitais/mortais" da Coifa. E assim, só personagens com Especialização na Coifa poderão diferenciar, e distinguir, uma  substância da outra e mais, só tais personagens saberão métodos de curas de eventuais doenças que esses líquidos venham a causar nos corajosos magos que entrarem neste labirinto terrível. Provavelmente estes líquidos venham do que seria as glândulas salivares, o muco, ou ainda de excitações, prazeres e as expansões da Coifa.

    Já aqueles quem visitarem o 2C não sofreram nada, exceto se a Coifa quiser. E no 2C não precisa de teste para acertar o personagem porque ele já estará dentro dela, assim jogue a Fúria, dif FV do alvo.

    Sobre a Doutrina da Coifa que permite matar com um toque (Da Morte °°°°), isto se se aplica apenas no 2F.

    E não espalhe essas coisas entre os jogadores, e muito menos na web, seja com esse nome ou outro, mas, efeitos de Primórdio  tem um acréscimo de +1 nos sucessos, neste ponto 2C.





O PONTO 2D:

Neste Compartimento é onde se representa o poder da Coifa de enlouquecer, um servo, um seguidor, um corrompido ou um alvo qualquer. Uma vez que se entra no 2D, se está dentro dos pensamentos da Coifa. E para essa cena, temos duas possibilidades - uma da Coifa aprovar a intromissão em sua demência e outra da Coifa reprovar a intromissão em sua mente doida.


A DEMÊNCIA DA COIFA


    Ela se pode gostar, ou não, de ser interrompida mentalmente. Caso ela goste, o texto a ser lido é o de baixo (1), caso ela não goste o texto a ser lido é o mais embaixo (2).

       

            1. A Coifa aprova os personagens em sua "cabeça":

" Ai está você, dentro dos pensamentos da Coifa, e você a vê, por dentro dela mesma. Vê o que ela causa: quanta dor, quanto pavor, quanto consumo sem sentido. Quanta histeria extrema, quantas almas que se perdem - são os pesadelos que se concretizam. Ela habita os corações psicopatas, as doenças do espírito, a fome, a desigualdade, e o puro interesse na corrupção dos seres. São fortes pensamentos e que declinam à discórdia e ao infame maior".

AO NARRADOR: Ela não aprisionará os personagens em seus pensamentos, nesta versão da cena, muito pelo contrário, ela deixará que entrem e saiam quando quiserem das ideias dela, e mais, até ficará feliz em perceber que os personagens tenham tido a exata certeza do que ela representa, ou seja, ela quer ser conhecida em suas verdadeiras vontades e em todo o seu pavor íntimo.





   2. A Coifa desaprova os personagens em sua "cabeça":


    Agora, personagens podem ser presos na Demência dela. Assim, se por algum motivo a Coifa tiver algo contra os personagens, teste a gnose dela, todo turno que um personagem passar/permanecer neste ponto, a dificuldade é a FV da vítima, porém a vítima já começa com um número de sucessos iguais a sua própria FV; onde, se a Coifa acumular mais sucessos, os sucessos que excederem serão usados pela coifa, veja abaixo. E mesmo que os sucessos não sejam ultrapassados, ou seja, que a Coifa não obtenha mais sucessos que a FV do alvo, se ela obtiver pelo menos três sucessos ela irá impor um novo comportamento a este personagem: Insano. Para se resistir a isto, dê uma olhada nos testes de resistências permitidos no Encanto Criar faróis dos Sonhos (na parte dos Sprites e Sofiô Lamão), mas, se a Coifa superar em +3 os níveis da FV do alvo, nenhum teste de resistência é permitido, e nestes casos, a coifa fará o que quiser com a mentalidade de um alvo. A dificuldade para os testes de resistência permitidos para o alvo é a Gnose da Coifa.


    E, por fim, faça a Narração da demência, de acordo com os sucessos obtidos pela criatura flagelo (essa versão de cena é semelhante a um pesadelo sprite):


Sucessos não são suficientes: "Claramente, este lugar, trata-se de algum reflexo da realidade, uma realidade absurda da Coifa - que tudo corrompe e nada salva".



São obtidos 3 Sucessos: "Um mal presságio entra por dentro de seu ser, e algo lhe diz, que sua mente pode ser afetada definitivamente se você permanecer nesta "sala", se é que já não é tarde demais para tentar qualquer coisa inteligente...".



A Coifa obtém 1 Sucesso Excedente (faça apenas uma leitura por personagem/turno): "Buzinas são audíveis no centro de Manhathan, e você habita um prédio luxuoso, com a modernidade do aço retorcido e dos vidros fumês, aviões ficam sobrevoando o prédio, e ameaçando atirar mísseis e bombas em você e seus amigos, aos quais você não consegue reconhecer nenhum. Apenas uma menininha lhe chama a atenção, porque ela está segurando um prédio em miniatura na mão esquerda enquanto tem um aviãozinho na mão direita, ela faz ZOUMZUOM enquanto mexe com seus "brinquedos". Você apenas grita "tudo isto é loucura" e tenta fugir. Tentando fugir, você descobre que está preso, e muito bem amarrado a toda a essa estrutura de ferro, estrutura muito bem elaborada, feita por um grande arquiteto alemão... Não há fuga e a garotinha choca o avião com o prédio e antes de você morrer, apenas uma imagem, a do número do prédio aparece em sua mente, o número 333.". Note que personagens só morrem na demência - independente dos sucessos excedentes da Coifa, Opção do Narrador - e são lançados fora da sala, desacordados por nove turnos menos os sucessos em um teste Vigor da vítima. Esse teste de vigor tem dif. 6 → se a coifa, obteve um sucesso excedente, dif. 7 → se a coifa obteve dois sucessos excedentes, dif. 8  → se a coifa obteve três sucessos excedentes, dif. 9 → se a coifa obteve quatro sucessos excedentes... Cada sucesso excedente pode causar um nível de dano, sem teste absorção permitido. Curiosidade : esta cena está escrita como na cena original, assim, exceto pelo número 333 no final, mas quem jogou o jogo original, em mesa de jogo, pode confirmar, essa cena vai acabar acontecendo, de fato, no jogo, coincidências, então, mas sabemos que as coincidências ganham outra dimensão em jogos de Mago: A Ascensão. Impressionante!!! Até eu me surpreendi, agora.

A Coifa Obtém 2 Sucessos Excedentes: "Seus olhos se fecharam depois da explosão, e veio um escuro, e quando finalmente é possível ver alguma coisa, é a garotinha que volta e diz: Boom, lançando miniaturas de aviões e de edifícios pelos ares, adeus Retlhov. E, da janela semi espedaçada no chão, como que formando um esquadro, você avista outros prédios, que também são pulverizados, e tudo acaba por se tornar poeira, cinza, e vermelho, uma vez que há muito sangue para escorrer no mundo, e neste sangue, o norte-americano, o brasileiro, o árabe, o judeu, o russo, todos se tornam um só, em um rio de agonia.".

A Coifa obtém 3+ Excedentes (toda a leitura anterior mais): "E por fim, você vê que todo  esse sangue escorrido, esses escombros formados, tudo isto alimenta a Coifa, que agora, ela te chama até o meio da rua, para que ajude-a a salvar vidas. Aqui e alí: tudo é lugar de gente morta... que precisam de cuidados da coifa. "Você", ela diz, "cuida desta, de cachos delineados que foram tomados de pasta de sujeira e outras expelições dolorosas... garotinha... uma menina linda... com feições de Abril Lavigne... E você não resiste e a toca, de modo absurdo. O coração dela começa a rebater, e você o retira ainda pulsante do corpo dela, você teve coragem, arrancou o coração dela e após tomá-lo em suas mãos e retirá-lo do corpo dela, você oferece o coração a coifa, que apenas diz, "Você finalmente, compreendeu-me!"

Novo Comportamento para quem for atacado pela mente da Coifa: INSANO

AO NARRADOR: Assim, tudo isto é apenas para tentar mostrar um pouco o que a Demência da Coifa pode causar, e só para lembrar, para se atacar a demência dela, deve-se usar as Mágikas da Concepção ou do Fim (e o Primórdio adiciona +1 aos sucessos por mágika, para a contagem dos dados de danos, ou seja, entra na conta da multiplicação). Essa cena da demência original tinha seis partes no pesadelo da mete dela, demos uma condensada no andamento da coisa toda, mas sinta-se a vontade, ou não, para narrar as bizarrices da loucura do Coifa, sempre subordinado ao ambiente que isto causar ao grupo de jogo.




O PONTO 2E :

"Há uma Escuridão impenetrável por qualquer forma de luz vinda de você mesmo ou que esteja ao redor de você; mas você não só vê a escuridão como a senti de uma forma extrassensorial... algumas vezes, o escuro é irrompido por outras formas mais escuras, e, outras vezes, o breu dá um pequeno espaço para que se manifestem semblantes disformes, e que não te dizem, nunca", nada.... porém esses semblantes te olham nos olhos... e querem te levar a loucura atrás dos olhos paranoicos."

AO NARRADOR: Não sei se está claro, mas hoje, essa parte da Coifa foi escrita (reescrita) enquanto ouvia-se o álbum The Final Cut. E é exatamente isto, como o Roger Waters faz um álbum inteiro só sobre guerras, tiros, mortes, tristezas, ... ? Poderia dizer a resposta que cheguei, mas isto não acrescentaria nada a crônica, agora conhecer as faixas do Final Cut, ou relembrá-las, sim, pode dar um leve ideia da Coifa. Assim,  vamos continuar, se isto for possível depois dos acordos requiém daquele álbum...
       Não há jeito fácil de se salvar algumas certas almas (ou espíritos ou atmãs) que, por ventura, estejam aí e queiram ser reavaliadas por esses personagens jogadores (os semblantes representam almas corrompidas, sem corpos, que sofrem no limbo do breu, por escolhas que  fizeram, optaram pela Coifa). A única forma de libertar um desses espíritos presos aí, seria deixar a Coifa com muitos poucos de poder (um dígito apenas) e mesmo assim não seria fácil - vamos deixar que maiores detalhes sobre essa sala espiritual sejam elaborados pelos Narradores .




O PONTO 2F

(A Sala da Corrupção dos Aliados e da Alimentação da Coifa)


AO NARRADOR: Toda a área 2F deste reino umbral raso é representado pelo compartimento (Compart Ment) do Fecho, a parte da Coifa que aplica os Investimentos e expande-se, estagna-se ou se atrofia (para representar isto, você, narrador, deve adaptar as áreas totais ocupadas pela Coifa no mapa do labirinto). Por enquanto (poder original apresentado aqui), o Fecho tem um bom espaço o que permite até que grandes rituais de antropofagia, mutilações, marcações, submissões, laços, dons, encantos e outras feitos demorados possam ocorrer neste ponto. Com uma ressonância apropriada às atividades da wyrm.
    O ponto 2F é a personificação dos ideais (dissoluções) dela e já se percebe o gosto amargo e ruim que ela gosta de levar a boca: o triste chora da pobreza e do descaso, é, para ela, o mais delicioso dos materiais consumíveis. Ela adora as mortes, as guerras, as catástrofes, o sofrimento... os loucos... Porém, já sabemos que os interesses dela podem se alterar, além de suas vontades e seus anelos, de acordo com seus aliados vivos e seus Pontos de Poder correntes. O Narrador deve ser cautelo a lidar com tal ser, e lembrando que a Coifa do 2F deve ser representada pela ficha de Criatura Flagelo e não pela ficha de umbróide. Ela deve representar a maldade e a satisfação em ser mal, ela representa a guerra da destruição contra a construção, mas ela nunca arriscaria a própria existência para ter que salvar um poderoso aliado, por exemplo...
Matá-la não é impossível: é apenas difícil, porém, mesmo depois da atrofiação total, ela ainda pode estar em estado de torpor, mas não morta!




O PONTO 2G


AO NARRADOR: O ponto 2G é um lugar oculto, só seu narrador, neste labirinto. O jogo original jogado em mesa, nunca teve este ponto 2G descoberto, o que em tese, permite a coifa voltar em algum momento futuro (ou passado) da história do jogo, para cobrar os personagens de dívidas antigas, mas agora, se ela estiver mais fraca em termos de poder, ela ainda sabe segredos que nem os próprios personagens sabem sobre si mesmos,e ainda teve muito tempo para preparar sua vingança... Outra seção aseu critério, Narrador.
    Aniquilar o ponto 2G exige Primórdio ou alimentar a Coifa (neste ponto) com puro glamour de um infante.




Recompensas nas batalhas Contra a Coifa.

AO NARRADOR: Você deve pensar em algumas recompensas, caso os personagens consigam diminuir os níveis do poder da coifa, a feriem-na gravemente, ou mesmo se aniquilarem-na de vez. Do mesmo modo como destruir haculio, mr ray, mercúrio, deve ter conferido alguns pontos de xp ao jogadores, em um futuro bem próximo, livros mágikos, ou mentores valiosos podem ensinar aos personagens, esferas em níveis mais elevados - tente captar um pouco dessas nuances, onde ações corajosas e bem sucedidas devem, sim, ser recompensadas; e mesmo em sucessos parciais, há algum aprendizado em ações frustantes; e o mesmo vale para quando os personagens tiverem fracassados totalmente, só o fato de terem sobrevivido a este labirinto, de um jeito ou de outro, e o fato de terem conseguido fugir de algum golpe fatal da coifa, isto também tem um pouco do sucesso em si, pode não ter sido como se esperava, mas ainda assim, os personagens, poderão tentar, em outras ocasiões...
    Saiba recompensar seus jogadores, os personagens e mais, recompense com mais ganchos surpreendentes em sua crônica da A Urna Cúbica de Platina; recompense mais enredos intrigantes e mais mistérios e enigmas - além de algumas explicações ao final das histórias, concluídas com sucessos ou fracasso. E distribua, de 1 a 3 pontos de Xp, quando tudo tiver dado errado; e de 10 até 30 pontos, quando efeitos grandiosos tiverem sido empenhados contra a coifa ou contra os servos e seguidores dela. Do mesmo modo, personagens que querem se corromper, devem dar provas de "amor" a coifa antes de receber a "benção" da corrupção...



OUTROS LUGARES INTERESSANTES








TROLL No Labirinto



Ponto 1 - AO NARRADOR:  ele estará nesta marcação, no lugar marcado com 1. Trata-se de uma caverna com muitas bicas d'água e mesas e bancos de pedras talhadas naturalmente na caverna, há ainda penas de gansos, galinhas mortas: e sim, ele dorme por aí.

    Caso algum personagem tenha se indisposto com ele, ele segurará a porta, por detrás dela, impedindo que os personagens entrem na sala, dizendo:


"Agrada-te longos passeios inesperados de incerteza

que levam-te a bater a cara na porta;

qual é a sua verdadeira mentalidade?

Dizê-la, insabido do caminho, o que te agradas?

Consegues tê-lo?

Sofres, pós possuí-lo? "


A euforia da patifaria

esvai-se com o conhecimento de testemunhas 

e você simplesmente pensa que não importa

verem-no fazendo.

Uma verdade que só um sabe, torna-se mentira,

pois não é compartilhada;

da mesma forma, uma situação fofocada

torna-se certeza, independente de como foi. "


Se te preocupaste não o farias

Depois de fazeres vale arrependeres-te,

se tornarás a fazê-lo?

Se tu tiveste a Resposta, agirias seguindo-a.

Os erros que segues provam toda a tua vontade: 


"Espaço condensado/compressado de você mesmo,

de tal forma, que ao redor do universo só se preocupa contigo,

em manter seu foco no lugar certo,

em tentar não evaporar e, simplesmente, sumir

até tornar a si mesmo de outra forma

Sendo-o seu centro e reparando transversalmente

ao Todo até que consegue relacionar-se

com máquinas que carregam várias vidas,


2 te tocam ao fundo d'alma

e, por um instante, sai

da total concentração em si

e abstrai em outrem conteúdo de focalização:


Captando sentimentos que lhe soam... nostálgicos,

de fato, seriam, se fossem, a mim

(um dos isolados amigáveis) -

E lembre-se:

sempre há um pernil,

a se comer, com os primos.

Agora já se reflete em luz do forno

e aquece a mão dos de rua,

desses que refugiam-se do frio com jornais undergrounds ...

em certos momentos sempre sabemos quem éramos,

em certo momento, já não se sabe mais quem é você

e foi neste momento,  que começou a virar vapor de espectro:


Perdeu-se em outros sentimentos

fundiu seus pensamentos com objetos,

começou a ser materializado em elementais

ou em seres supralunares, e, infelizmente,

você fica na felicidade aristotélica

e permite-se sumir em calor evaporado

que se exauri de um ponto condensado,

enquanto recordava, torna a vida de uma forma que nunca sonhou

... agora, você virou matéria que já havia. "


_Senhores, bem vindos ao meu covil, sou um troll, pensavam que eu iria ter uma mansão? Eu estou por aqui agora... se vieram em paz, fiquem à vontade. E isto que declamei foi uma poesia, o que pensaram? Que era um sonho? Um pesadelo? O que andam vivendo, magi? Oh, besta homem, quanta infâmia, quanta ignomínia... "


AO NARRADOR: Esta é a parte inicial da cena com o Troll (T R O L L 1, 2, 3 e 4), e trata-se de um poema apenas, não é cenário dos sonhos (ufa, finalmente! Parece, não?).
    O troll está muito teatral (mais que nunca nesta cena): ele começa segurando a porta do lado de dentro, impedindo a entrada dos personagens, repetindo umas três vezes a primeira estrofe (uma espécie de timmer, para vez se outros jogadores se interessam pela cena e querem vir participar), depois, finalmente ele permite que os personagens entrem e interajam com ele, podem ser feitas perguntas, citações, etc. Porém o Troll manterá a leitura do poema acima (De um Ponto Condensado - por Edson), mas sempre respeitando uma pausa entre as estrofes (e versos) para que os personagens do jogadores falem com ele, e em seguida ele torna a continuar o seu texto. Note que há uns sub-textos, como na última estrofe do poema, antes do parágrafo que começa com "senhores", onde o Troll diz claramente sobre aparições, mortos inquietos, espíritos obsessivos... etc, depois de toda a leitura do texto, o Troll falará livremente com os personagens e os convidará a conhecerem o seu covil.
        Mas isto é para a atualização seguinte desta página do Blog Livros do Edson. Onde mostraremos todos os detalhes desta cena do Troll e outras áreas interessantes do labirinto (lembrando que o texto no original são 16 e 1/2  folhas A4 datilografadas e estamos agora, já na folha 13 - está acabando este Capítulo do Labirinto).