Clique nos Títulos Abaixo Para Ir aos Livros/Páginas

domingo, 2 de julho de 2023

VIM TER, VIM TER TRÊS: 2023

0 Novo Homem – Edson, do Livros do Edson, Seria um dos Homens Superados

 

 

Tenho Braços, ou escrevem ou amassam massa

Os Livros pesam tanto quanto os tijolos, talvez os livros pesem bem mais.

Ainda talvez, os autores ganhem bem mais, mas bem mais mas por herança!

Edson, autor do Blog

 

 

 

Editorial do Post: Home-Superior (Super-Homem) ou Homem Superado

Este editorial tem-se o intuito de esclarecer o leitor, a respeito da filosofia de Edson, sobre o conceito de Super-Homem, Nietzschiano.

Super homem é um termo de Nietzsche:

 

“O que diz a profunda [hora do] meio-dia! Tenho dormido, tenho dormido! De um sono profundo acordei! O mundo é profundo, mas mais profundo do que o dia pensava. ...] a dor diz: passa. Mas toda alegria quer eternidade, quer profunda eternidade!” (NIETZSCHE, 2010, p. 266 - in XII do Canto da Embriaguez)

 

 E levantai! Oh ó, Homens Superados.

super home, já tem uso em português, o Superman (o ClarK J. Kent, o ser do planeta de Kyptônia - Krypton); então resta-nos os termos homem superior, ao qual foi assim traduzido o Livro de Assim Falou Zaratustra de Nietzsche, que foi traduzido pela Martin Claret (na versão da biblioteca que o autor deste blog tem), em 2010. Mas vejamos:

Na Filosofia Nietzschiana, o home é algo que tem que ser superado, o home é uma ponte, separando o super-homem (o homem superado) do animal ao qual o homem veio. Sendo que se o animal selvagem é uma zombaria ou uma afronta ao home, igualmente O homem é uma afronta ao home-Superado (NIETZSCHE, 2010).

E só para efeito de clareza, sabemos quando é Homem e   quando se é home, mas nesta postagem, tanto homem ou home, quer dizer [um termo] derivativo de homo sapiens.

Assim, prefere-se o termo home superado, que quer dizer que um determinado ser superou as limitações, os instintos, as paixões, as fés e as necessidades de socialização, realização financeira, e mesmo superou8 as necessidades de Maslow (1987), a fim de superar a humanidade e começar a ingressar na super-humanidade. Ou na humanidade de homens superados.

Sobre Maslow (1987) então, as necessidades primárias consistem em (da mais básica para a mais avançada): Necessidades Fisiológicas e Necessidades de Segurança. E por fim, as necessidades secundárias são, mais elevadas: Necessidades Sociais, Necessidades de Estima e Necessidades de Auto realização. (MASLOW, 1987).

O Homem superado já superou todas, isto é pode realizá-las ou não, e mas assim não apresentar traços de tristeza, de descontentamento, de desanimo ou de desalento (desalentado).

 O Homem superado não tem necessidade de ter dó de si, a piedade dele é uma piedade elevada.

Por questões de ordem cronológica, Nietzsche tem o direito de usar Super-homem , porque ele cunhou o termo antes dos Gibis (HQ); mas como a história em quadrinhos rendeu bem mais fama ao Super-Homem, permite-se que eles usem o termo.

E como o home superior, não é apropriado, porque um home superior deveria então ser uma categoria de home mais maldoso e mesquinho, mais cheio de cupidez e de vaidade excessivas(hubris ressonântica) do que o mero homem em si; então, fica-se aqui com o termo homem superado.

Nietzsche (2010) ainda diz que: o Homem é mau, assim diziam os antigos sábios para consolo meu, ai se isto fosse verdade ainda hoje, em que o mal é a maior força do homem.

Igualmente esta Terra, sendo uma terra de pessoas mesquinhas, de cupidez, de mentiras e falsidades, de ruindade e de enganações, então, ser bom nesta Terra muitas vezes é ser bobo, e assim, diz-se: em uma terra de maldades, aquele que é bom, acaba sendo um bobo na mão dos outros. Pois onde o mal impera, só o quer é mal pode prosperar. Enfim, mas sigamos com esperança, nas promessas de Cristo, que que há muitas moradas na casa de Deus, e que os humilhados serão exaltados, e  os exaltados serão humilhados e que ainda, os últimos serão os primeiros.

Esta postagem de Livros do Edson diz destas coisas todas, do que devemos superar, enquanto humanidade, seja uma pandemia, uma modelo econômico e político sucateado e cheio de problemas ou mesmo superar um, a velha rixa com aquele peixe melindrosos do lago, que insiste em não nos deixar capturá-lo. E quem sabe um dia, faremos como o digníssimos supremo mestre Jesus, e não conseguiremos transformar a água em vinho e depois multiplicar os pães e os peixes. Boa leitura meus amigos. Boa tarde!!!

 

Quem é: Edson Fiscal(Matão/SP) / Livros do Edson (Matão / SP)

Os mais prestativos leitores deste blog, ou quem já me conhece pessoalmente então consegue saber, eu sou um amante das caminhadas, dos estudos, da natureza, da música, literatura e RPG.

Eu tenho cerca de 33 anos de estudos, sendo que muitos destes anos são de cursos incompletos, tenho vários cursos incompletos: desenho por computação gráfica, pintura em tela a óleo, inglês, CEFAM, técnico em Mecatrônica, técnico em Fabricação Mecânica, Técnico em Web designer, Técnico em Informática para Internet, Mecânico Industrial, ator e só.

 De modo que formado, cursos que concluí, eu sou formado ensino médio em Ensino Supletivo (2.ºGrau), sou formado em Ciências Contábeis (bacharel) e Esp. Engenharia Ambiental e Saneamento Básico (especialização) – ambo os cursos superiores pela Estácio, fui bolsista PROUNI (100%) e em Inglês eu possuo o Nível 4 do TOE / FL, pelo MEC / CAPES.

Além disto, sou um incansável trabalhador. Sendo que eu já fui Diretor e Escritor de Teatro (Voluntário), Locutor de Rádio, DJ, Comunicador Visual, Estagiário de Contabilidade, Auxiliar Geral, Atendente de Telemarketing e Tutor de Curso profissionalizante (voluntário no Projeto Pescar, da Citrosuco Paulista S/A).

Me considero Pardo. Tenho 42 anos. Sou solteiro. Sem filhos. Sou underground, sou do guetto e sou filho único de mãe viúva. Nunca me canso de dizer tais coisas.

Atualmente, eu sou revisor de textos acadêmicos, escrevo para este blog também em horas vagas, claro! Além disto, sou servidor público concursado, estabilizado, sou fiscal geral da Prefeitura Municipal de Matão, atuando diretamente como fiscal, in persona da Fiscalização Meio Ambiental Municipal. Sou especialista em Meio Ambiente e Saneamento Básico. Sou também fiscal Ad hoc Oficial de Secretaria Jurídica, em alguns momentos, pela prefeitura. Me confundem (o Google, pelo que parece) com o Dr. Bergamaschi.

Por fim, fui o presidente da CIPA (gestão desde set. 2018 até mar. 2022, a gestão mais longa até então) da Prefeitura de Matão, atualmente, sou da CIPA novamente, mas não como indicado, mas sim como eleito pelo votos dos servidores; ainda, sou membro do CMMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente – e também Guardião da Mata Atlântica e do Cerrado de Matão. Politicamente, sou filiado ao 77 – Solidariedade – mas o partido em Matão está sofrendo grandes alterações, e preciso verificar como irei ficar nesta configuração atual do 77 em Matão. Mas ainda sou 77. Fiz o L na última eleição nacional.

 

 

 

Saudação de Saudade ao Povo Mariúnico

 

Óh, como sentimos a vossa falta física, grande mestre Jesus,

Filho primogênito e todo especial da Virgem Santa Mãe Celestial Maria, a Deusa dos Ensinamentos dos Peregrinos Mariúnicos.

Em nome de Deus ↑

De Jesus ↓

De Espírito Santo ←

De Maria →

Amém ∂

 

Fazemos esta prece em nome da Sagrada Quadri-boa-venturança Do Mistério de Nossa Fé

Para refletir e intentar o quanto sentimos falta do abraço real de mestre Jesus

Compartilhando uma ínfima parte da saudade que a Santa Mãe de Deus sente de seu Filho,

Pela interseção do Espirito Santo, com a Proteção de Maria, agora e para sempre. Amém.

 

 

 

 

 

O CENSO 2023: Amarelo e não Verde, pô!

 

De acordo com o último Censo (IBGE, 2023), o Brasil está com uma taxa de crescimento populacional semelhante com a Holanda, Finlândia e demais países de primeiro mundo (países desenvolvidos); o problema é que a população brasileira está crescendo com uma taxa lenta (tal como os países desenvolvidos), só que o Brasil ainda não é rico igual aos países desenvolvidos.

Toda a demora da coleta e apuração do censo brasileiro se deu por causa de:

·        Orçamento, valor muito alto para realizar o Censo;

·        Pandemia da Sars-Cov-II Covid-19; e

·        Problemas políticos, como o pontinho verde e o pontinho amarelo no Mapa do Brasil. entre outros

 

ùltima vez que Livros do Edson entrou de vez nos debates nacionais, Lula acabou sendo preso; agora resolveram transformar em condenado político o Bolsonaro, ótimo então, vamos replicar isto em 6.000 outros políticos, chefes do executivo municipal, e seus cargos, vamos aplicar em 20.000 políticos este crime de abuso de poder político. Que maravilha, agora é que começa.

Bolsonaro não queria o verde! O pontinho verde que mostra cada domicílio que foi entrevistado no Censo 2020/2023. Ele amarelou, ele quis o amarelo; em uma clara alusão a droga natural Maconha, que originalmente é verde, ele quer a droga do amarelo, ou seja, a maconha modificada em laboratório.

 

Mas é claro que não. Ele quis o amarelo para não querer o verde; isto porque a maioria da população acha que sabe que tem só a maconha verde, e não há a do amarelo também/; e o amarelo faz outra clara alusão ao dinheiro, ao ouro, ao sol.

 

 Minha nossa Senhora, Maria, quanto preconceito em relação a uma substância. Agora, a cana, a cachaça, o lúpulo e o malte e a cerveja está tudo bem. ?? Quanta hipocrisia e quanta tolice habitam as cabeças de população e políticos preconceituoso.

But It is July, and he got the summer in the high School – Adaptado de Katy Parry, The One I have got awayTaken from the álbum Teenage Dream. Não iremos traduzir Katy Perry nem este parágrafo!

“Além do combate à poluição em todos os seus aspectos (inclusive no de armamentos nucleares), outro campo ambiental que vem se valorizando é o da preservação da biodiversidade]” (VESENTINI, 1996, p. 64).

Claro, isto é a teoria, e aquilo que Alemanha, Holanda e Finlândia fazem, não necessariamente é o que o Brasil deseja fazer; por exemplo, na Alemanha estão destruindo grandes rodovias, autoestradas e pistas de carro para fazer área permeável, isto é, para deixar o mato, a grama e aérea verde (E OLHA QUE A ALEMANHÃ AMA MAIS CARRO DO QUE O BRASIL OS AMA. SCHUMACHER E BARRICHELO era para ser uma alusão a Schumacher e Senna, mas o Brasileiro nunca conseguiria entender isto); o Brasil é o contrário, estão construindo usinas de asfalto e cimentando tudo, estão fazendo pistas duplas, e triplas, estão abrindo bairros novos, enfim, recapeando e refazendo asfaltos e calçadas, ou seja, aumentando assim a sensação térmica das cidades – e e isto é um abuso de conjectura política e econômica. Ou seja, Brasil não só desmata e modifica a biodiversidade, eles ainda fazem construções e executam obras de inúmeras estradas em áreas que antes eram verdes.

Mas me digam: cadê o transporte público e as soluções de transporte com baixa emissão de CO2, isto é, cadê os meios de transportes não poluentes em dióxido de carbono, no Brasil, cadê?

Mas é claro que isto não irá preocupar prefeitos, nem presidentes de Câmaras municipais, porque eles agora vão se preocupar com a diminuição na taxa de crescimento populacional que fez, igualmente, abaixar as suas respectivas previsões de estimativas populacionais do Censo (IBGE, 2023); e com isto, vai, com certeza, ter menos dinheiro repassados pelos fundos nacionais, aos municípios. Vai impactar as contas públicas, e tal.

Então vão se preocupar com a questão de os resíduos sólidos (que também já está atrasado), com a baixa nos orçamentos municipais (em razão de baixa das estimativas populacionais – atestadas pelo Censo, que é metodologia oficial de contagem populacional, e critério oficial de elaboração de critérios de indexações de taxas de repasses), mas não se preocupam com transportes públicos, ampliação de transporte ferroviário para percurso de passageiro, e nem com preservação ambiental.

Na verdade o Brasil, está a falar que cuida do meio ambiente, que vai zerar o desmatamento, mas isto é uma tremenda mentira – só dizem isto para pegar fundos internacionais, na suposta intenção de cuidar da Amazônia, mas na prática temos o que, de fato, acontece com os Don Philips e Brunos da vida, que continuam morrendo ou sendo relegados aos ostracismos políticos, civis e sociais. Quiçá, até mesmo relegados ao ostracismos religiosas, pois apenas os Mariúnicos aceitam de fato, quem sabe o que significar esta frase: PRESERVAR A NATUREZA.

Voltando, por isto o Alexandre de Moraes, em aula na USP, se não me engano, ao qual ele é professor, comentou sobre o LEGALIZE escrito na lousa, ao qual ele sequer apagou os dizeres: ele falou das Palmeiras, ou do Palmeiras, não me recordo exatamente agora, enfim, já era uma clara alusão  (dos alunos) ao julgamento da descriminalização da(s) droga(s), que está atrasado; aliás, o Brasil, desde sempre, foi um país liberal, de poli amor, de aceitação à liberdade religiosa e igualmente de tolerância com pingaiadas (coletivo informal de bêbados de pinga), com drogados e com pessoas de sexologia distinta ou diferenciada. Mas um doido aí, acha que o Brasil tem que resgatar os valores morais cristões falsos, isto é, falar que é hêtero (heterossexual) e que ama a sua mulher, mas que tem secretamente alguns amantes homens (ou simplesmente, outras), ser honesto perto dos outros e escondido roubar aos milhões, ir na igreja e julgar o coitado do irmão e que estava caído ao chão por problemas de pressão alta (achando que o irmão estava bêbado) e por ai vai.

 

Por fim, toda o baixo resultado (abaixo das estimativas) do Censo 2020 (IBGE, 2023) foi por causa do seguinte, segundo o próprio IBGE:

·        Pandemias mundiais, problemas de saúde, e mortes relacionadas a estas doenças.

·        Resultado direto (efeito) de crises políticas e econômicas internacionais, como os efeitos da crise das bolsas de 2009 (do mercado imobiliário americano), dos tigres asiáticos (1997), e da insatisfação do brasileiro (em 2013); e

·        Questão familiar social de reconfiguração das famílias, novos modelos de famílias sem filhos, e também, com a diminuição do número de filhos das famílias heterossexuais.

 

Conclui-se que, é como aquela frase de focos de tensão, de um bom livro de geografia, da contemporaneidade:

 

Inúmeros novos focos de tensão se multiplicaram desde o final dos anos 80 [do século XX]. Conflitos étnicos-nacionais, religiosos, territoriais, disputa por drogas ou tráfico de seres humanos (inclusive, mulheres e crianças), etc. alguns destes focos são tensões, como o mercado internacional de entorpecentes, já existiam anteriormente e eram tolerados ou indiretamente apoiados na bipolaridade (ex.: os Estados Unidos, incentivavam o tráfico de Cocaína na América do Sul com a pretensão de que auxiliava no “combate ao comunismo”). Mas agora ele constitui uma ameaça séria, equivalente apo comunismo, e está inundando os Estados Unidos e a Europa com cocaína ou heroína. Outros focos de tensão, como o radicalismo muçulmano ou islâmico, se expandiram com a crise do socialismo real., com a busca por novas utopias. E outros, ainda, como o aumento das migrações internacionais e do racismo, ou o próprio tráfico de crianças ou de mulheres, se expandiram com a globalização, com o desenvolvimento dos meios de transportes e das relações internacionais (VESENTINI, 1996, p. 65).

 

Aqui no Brasil temos as facções (criminosas, ou as que estão tentando se civilizar), sendo que muitas delas até mesmo torceram o nariz pro IBGE (achando, conta em cartório quantas pessoas têm, que tola ignorância, enfim, eles não são afeiçoados aos estudos, mas estão pagando para mesquinhos estudarem em seus lugares, hum), as igrejas doidas, que ensinam o velho testamento como se fosse o novo aeon, hum, os políticos corruptos, o sistema político administrativos, as novas leis de abusos de autoridades e de poder, e etc. e etc.

No cenário internacionais temos a Rússia, a Ucrânia e o Mundo (e os Wagner), temos a África em crise, enfim, as econômicas todas falindo, e a crise político-econômica-administrativa-judiciária nos Estados Unidos, em que todos os modelos atuais do mundo estão em cheques, mas que eles continuam dizendo

Não Não NÃO

A quem tem valiosas ideias de como fazer o mundo prosperar, e sem repetir os mesmos problemas e as velhas fórmulas gastas e ultrapassadas e de sempre iguais; e é isso. Nós candidatamos a mudar o mundo, mas alguém votou ou ai votaria em nós? Ou querem mais do mesmo, de novo??

 

 

CASTELO FALKENSTEIN, por Livros do Edson.

 

 



Figura 01: Contra capa de Grande Jogo de Livros do Edson p/ Castelo Falkenstein.

Fonte: Livros do Edson (2023).

 

E = M.C ²

 

Trata-se de uma equação de constante de validade universal, contendo uma constante universal.

Traz a determinação da relação da transformação da massa (vulgarmente, corpo) de um objeto em energia (vulgarmente, força); isto é, em um dado nível massa e energia são as mesmas coisas. Em relação à determinada constante, elevada ao quadrado; na fórmula, E é igual a energia, M é a massa e C é velocidade da luz (a constante), que deve ser elevada ao quadrado.

Isto trazido à perspectiva de jogo quer dizer o seguinte:

1. Realidades Paralelas;

2. Energia e massa;

3. Viagens no tempo; &

I. Ciência Quântica;

II. Ciência e Tecnologia; e

III. Epistemologia.

A. Teoria da Relatividade

B. Lapso do Espaço Tempo

C. Metaverso ou Mágica.

 

PREPARATIVOS DO GRANDE JOGO:

Sua Tendência. Inclinação. Determine (cabível ao jogador, escolha do jogador): Se o seu personagem principal será Herói, Vilão ou Chapéu Vermelho.

Escolha uma Fenomenologia (recomenda-se não repetir, ou seja, se um jogador escolher a opção 1, outro não pode ser a opção 1, e assim, vai, e a opção 4 é apenas para se houver os quatro jogadores em grande jogo).

FENOMENOLOGIA:

·        Opção 1: Dramatis Personae em Situação de Coma (em um Hospital, cidade a escolha do jogador, em 2023 d.C. No mundo da Terra);

·        Opção 2: Dramatis Personae se Trata de um Cientista, (escolha, um cientista em Nova Europa ou na Terra, tanto faz a época da Terra, porque ele irá, por viagem do tempo até a Terra de Castelo Falkenstein, viagem astral ou viagem espaço / temporal – de preferência, pode ser encarado como uma viagem no metaverso, onde por meio de óculos de realidade virtual, o personagem vai parar em Nova Europa);

·        Opção 3: Dramatis Personae é um Religioso Situação de Epifania (em uma viagem espiritual, uma viagem umbral, isto é, diferente da viagem astral, esta daqui trata-se de uma viagem espiritual, de corpo e lama, na viagem astral o corpo fica na Terra, por exemplo e o espírito vai livre pelo Universo espiritual OU ainda, pode ser a viagem de um humano arcadiano, de arcádia, pela Terra da Nova Europa)

·        Opção 4: especial, apenas para o 4.º jogador, tratando-se de um Dramatis Personae ser feérico OU um Mago Humano Mortal. Escolha do Jogador, em viagem livre – geralmente por trod, portal – de sua terra de origem até a Nova Europa de Castelo Falkenstein.

 

DRAMATIS PERSONAE

Depois, cada jogador escolherá a dramatis personae de sua personagem (isto é, o tipo; note que isto ainda afetará as habilidades Fortes dos Personagens e também dará limitações e etc.). Por fim, as escolhas das Dramatis Personae devem cindir com suas Tendências e Fenomenologia.

 




Figura 02: Quadro de alguns dos Mistérios (verdades) deste Grande Jogo

Fonte: Livros do Edson (2023).

 

 

COLINHA: Para Criação de Dramatis Personae

Escolha Tendência e Inclinação;

Escolha Fenomenologia ou Situação;

Escolha Dramatis Personae;

De acordo com a Dramatis Personae escolha 1 Habilidade, para ter NH (Nível de Habilidade) EXTRAORDINÁRIA;

De acordo com a Dramatis Personae escolha 1 Habilidade, para ter NH (Nível de Habilidade) EXCEPCIONAL;

Escolha livremente 1 Habilidade, para ter NH (Nível de Habilidade) ÓTIMA;

Escolha a vontade 4 Habilidades, para ter NH (Nível de Habilidade) BOA;

Escolha 2 Habilidades, para ter NH (Nível de Habilidade) Fraca;

Todas as demais habilidades descritas pelo o Anfitrião para serem usadas neste jogo DEVEM sem consideradas MÈDIAS. Em NH  (Níveis de Habilidade).

 

Tabela de como começar este jogo. Tabela 01

Fonte: Livros do Edson (2023).

 

 

ENREDO E TRAMAS:

O enredo principal do jogo é o seguinte: cada personagem principal entra no jogo de uma determinado modo, de acordo com sua Fenomenologia. Ou seja, é deste modo que todos se encontram em castelo Falkenstein.

Sendo que as Opções 1 e 2 estarão em espírito, em mente, e mesmo com um corpo paralelo (físico), em Castelo Falkenstein, mas seus corpos físicos originais vão ficar na Terra, seja no hospital ou no laboratório de realidade virtual, no caso da viagem temporal com óculos de Realidade Virtual. As opções 3 e 4 entram de fato em Nova Europa, sem deixar um corpo em torpor para trás.

Sendo que tais enredos tem ainda relação com alguns ganchos de interpretações, algumas das cargas dramáticas para os dramatis personae:

·        Dilemas de vidas duplas, em duplas dimensões, e como fica quem cuida do corpo do personagem principal aqui na Terra ou em outro lugar do Espaço?

·        E as situações de doenças ou flagelos do corpo – claro, se for bem sucedido na História em Nova Europa, o personagem sai do coma ou o cientista volta de sua viagem temporal com aquilo que foi buscar. Sim o jogador pode escolher, escrever esta história de seu cientista. Afinal, o que ele foi buscar na viagem do temo (no mundo imersivo da Realidade Virtual) mesmo?

·        E no caso de viagens astrais e do tempo, o que acontece se houver falhas?

·        Se o sucesso garante um bom Desfecho no caso de Personagens Principal com as Opções 1 e 2, o que acontece em caso de sucesso com dos personagens de opção 3 e 4, pois bem, se ele se tornar por exemplo, uma fada famosa em Nova Europa, como fará para voltar para a sua Terra natal?

·        Por fim, há a questão dualidades, relatividades e de sincronismo (sincronicidade).  (FIGURA 02).

 

Uma das respostas dos dilemas fenomenólogos e existenciais apontados neste Grande Jogo é o seguinte:

 

TEMPO e ESPAÇO e Camadas Existenciais

 

1 D.C.                                                                 2023

º ----------------------------------------------------- >

< ---------------------------------------------------- º

<> - / -/ - / - / -/ - / - / -/ º / - / -/ - / - / -/ - / - / - / <>

 

 

 

 



Figura 03: Baralhos do Grande Jogo (Frente). Fabricante: COPAG.

Fonte: Livros do Edson (2023).

 

 

Figura 04: Baralhos do Grande Jogo (Verso). Fabricante: COPAG.

Fonte: Livros do Edson (2023).

 

 



Figura 05: Imagem ilustrativa de Livro Castelo Falkenstein. Fabricante: Retropunk.

Fonte: Livros do Edson (2023). Extraído de PONDSMITH (2018, p. 31-32).

 

 

TRAMAS

A fim de alimentar as tramas até os jogadores entenderem o tipo deste jogo e como conseguir evoluir nele, os anfitriões devem incluir algumas tramas para alimentar o interesse dos jogadores em continuar jogando com as suas dramatis personae.

O uso de qualquer um dos Livros sugeridos (Sugestão de Leituras) pode facilmente se adaptar as Histórias de Grande Jogo proposto aqui, para Castelo Falkenstein.

Tente apenas, enquanto Anfitrião, capturar a essência deste jogo, e usá-la com os jogadores, na forma com que eles regem as suas interpretações com seus dramatis personae.

Apenas para lembrar mais um vez, aos Anfitriões que ainda tem dúvidas em relação a este jogo (as essência deste Grande Jogo):

Universos Paralelos;

Multiverso e Viagem do Tempo (melhor dizendo, Metaverso e viagem do tempo);

Fadas e magos;

Crenças & Realidades e Crenças VS Realidades;

Outras que o Anfitrião e a Trupe de Jogo acabar colocando com os seus enredos e suas Tramas (núcleos de personagens principais).

 

DESFECHO:

A seguir propõe-se algumas sugestões de desfecho para serem usados aos Personagens que tiveram já encerradas as partes de suas histórias (ou suas histórias completadas), na parte de Tramas & Enredos:

O personagem sai do Coma;

O Elfo (ou a Fada) encontra a sua Terra Prometida;

O Cientista (ou o Mago) volta à Terra com aquilo que foi lá procurar, o objeto que deveria ser achado, foi....

E por aí vai. Estas são só algumas sugestões de desfecho.

 

Como Recompensa sugerida, o jogador pode ter acesso a +1 Carta de Destino (quando quiser usar, uma vez por sessão), ao ser bem sucedido neste Grande Jogo.

 

REGRA OPCIONAL: Carta do Destino.

Nòs, de Livros do Edson, gostamos de usar em nossos RPGs cartas de Baralho Cigano, ou de Tarô, ou ainda carta de Baralho da Sorte, vendida por COPAG.

Por efeitos de simplicidade, usaremos o Baralho COPAG e vamos reproduzir os significados de cada carta, para que os jogadores deste Grande Jogo ao redor do mundo possam entender do que se trata esta mecânica alternativa de jogo.

No Livro do Edson há outras sugestões de uso de cartas (tal como o Tarô de Mago a Ascensão) em jogos de RPG. Pra a mais detalhes consulte a Parte da Urna Cúbica de Platina.

Sugere-se que cada jogador possa usar uma carta a cada episódio da série de jogos (note-se que um episódio nem sempre equivale a uma sessão de jogo, às vezes, um episódio leva duas ou três sessões de jogo para acabar). os efeitos destas cartas são os mesmos de seus significados, suas representações, influenciando assim, no jogo. 

O Baralho de Cartas de Destino sugerido tem 36 Cartas.

 

 


 






 

 








LEITURA RECOMENDADA (leitura Sugerida)


 

JOYCE, James. Retrato do Artista Quando Jovem. São Paulo (SP): Mediafashion, 2016.

 

PESSOA, Fernando. Livro do Desassossego. São Paulo (SP): Mediafashion, 2016.

 

POE, Edgar Allan. Histórias Extraordinárias. São Paulo (SP): Ed. Nova Cultural, 2002.

 

SCOTT, Walter. Ivanhoé. Tradução de Francisco de Wiel. São Paulo (SP): Abril Cultural (Ed. Nova Cultural), 2012.

 

VERNE, Júlio. A Volta ao Mundo em 80 dias. Barcelona (Espanha): RBA, 2003.

 

WILDE, Oscar. O Retrato de Dorian Gray. São Paulo (SP): Mediafashion, 2016.

 

 

 

Mais a Leitura Opcional do Jogador 4, seja ele uma Fada ou um Mago (ou ainda um elfo)

 

CASTELO FALKENSTEIN. Memórias de Auberon de Feéria. Curitiba (PR): Retropunk Publicações, 2021.

 

______. Livro dos Sigilos. Curitiba (PR): Retropunk Publicações, 2019.

 

 


VIM Ter, 2023

A imortalidade humana não é apenas uma quimera, ela é algo desnecessário, massacrante, desgastante e sem utilidade alguma. E dizem que em cerca de dez anos o homem se tornará imortal, sendo o que se conhece por imortalidade hoje, mas a Gaia e Deus (em seu quadrilátero Misterioso) sempre dão um jeito de surpreender a Humanidade, seja ela mortal ou não.

 

Pois ora, se até mesmo o antiquíssimo Livro, a Bíblia, o povo de hoje deve entender que a Bíblia é um Livro antigo, e apesar de que as palavras nele contidas não passam, principalmente as palavras de Jesus, como o próprio mestre mesmo o disse. Apesar disto, as palavras Bíblicas devem ser atualizadas, como  mais uma vez o próprio mestre o disse: que eu não vim revogar a lei, mas sim cumpri-la e atualiza-la. 

 

De acordo com o salmo 144, o homem é como o sopro do vento, e os seus dias é como a sombra que passa, sombra esta que passa da aurora até a a noite, e na noites, as sombras se misturam na escuridão maior, para que no tempo certo, por fim, a sombra se faça gigante ao raiar de um novo dia, no primeiro raio de sol da manhã; de um novo amanhecer.

 



Went Go Wrong, de Ruby Trucker, pelo incrível JS Hoolings, merece ser citada aqui, assim:




 

Então, é isso. Não adianta dizer; como fala a canção, após aprender minha lição é hora de cantar a a minha canção, algo assim, enfim... a vida é assim, choro e riso, vida e morte, enfim, dia e noite. Certo e errado, mas nem sempre quem se considera certo é de fato o certo e e nem sempre aquele que todos dizem ser o errado é realmente o errado da história.

 

 

 

E assim é, ae é assim que sempre se encerra, até que haja um novo desfecho. ou que permaneça. 

 

 

 

Referências

 

 

IBGE. Censo 2020 (2023). Resultados Preliminares. Boletins Informativos. Brasil, 2023.

 

MASLOW, Abraham H. Motivation and personality. Nova York (NY): Harper & Row, 1987.

 

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Alex Martins. 4° Edição. São Paulo: Martin Claret, 2010. Título Original da obra em alemão Also Sprach Zarathustra (1883-1898).

 

PONDSMITH, Mike. Castelo Falkenstein. Tradução de Maria do Carmo Zanini. Curitiba (PR): Retropunk Publicações, 2018.

 

VESENTINI, José W. A Nova ordem Mundial. São Paulo (SP): Ed. Ática, 1996. Série Geografia Hoje.

 

 

  ][









Postal final de 


Nota Adicional
Nota - Chapéu Vermelho é igual a red hat, isto é, independente, neutro - nem herói e nem vilão, um meio termo, talvez uma lenda!