Editorial:
Edson Fernando |
Boa Semana a todos! Foi com imensa satisfação que se deu a finalização do texto intitulado "Sobre o que há de Valioso na Vida" (um longo texto, dividido em quatro partes, que agora se encontrará disponibilizado, na sequência integra, na página/livro Ensaios, Relíquias e Acessórios), e agora por fim um, novo texto argumentativo dissertativo será transcrito.
Gostaria de dizer também que novos conteúdos constantemente estão sendo inseridos nas Páginas/Livros aqui do blog, na coluna da esquerda, no topo, e assim, não irei dizer, olha tem atualização aqui, lá, acolá, não, essa seção era mais para mostrar-lhe, leitores, como interagir com o site, agora, dou-lhes total liberdade par explorarem, navegarem pelos meus, nossos conteúdos.
Sabem, não me canso de dizer, dia após dia esse blog dá-me mais e mais alegria e prazer, seja pelas visualizações, pelas mensagens carinhosas por email, pelo inbox do facebook, seja pelas visualizações crescentes, enfim. MUITO OBRIGADO e VAMOS QUE VAMOS.
Por que Mais do Mesmo? Mais do Mesmo é uma coletânea da Legião Urbana e também o nome de uma canção deles, confira a canção aqui, no especial acústico MTV Legião Urbana, uma banda que me influenciou e influencia muito, recentemente conhecia a Canção do Sr. da Guerra da legião e por, doze dias, o tempo que ouvi incessantemente a canção,parecia que eu tinha 14 anos novamente. Mas para nós, aqui do blog...
Mais do Mesmo significa a continuidade das nossas atividades on line ou seja, posts/atualizações semanais e sempre, algum novo conteúdo nas páginas/livros. Onde, Os Conteúdos de Página, como Ensaio, Relíquias e Acessórios e Prosas matemáticas, tem suas atualizações no topo e Os Conteúdos em formatos de Livros, tem suas atualizações na base da página, embaixo.
Assim, leia, compartilhe, mande mensagens, comente, fique a vontade, o que quero/queremos é o que continue com Mais do Mesmo, textos, pessoas e ademais...
E também, caso queira continuar como sempre foi, o anonimato entre o leitor e o escritor que seja, como diz o jargão do futebol, "em time que está ganhando não se mexe".
O texto que veremos hoje, é de 2002, da época em que fiz Supletivo, Atual EJA, pois eu, eu só fui concluir o ensino médio em 2002, só com 21 anos, pois é amigos...eu estudava e fiz um trabalho de História onde pegava textos da época e comentava-os ou fazia um dissertativo-argumentativo, sobre o tema.
Assim, o texto assim fala sobre um fato ocorrido no ano supracitado, na cidade do Rio,onde os traficantes, a guerra de poder entre eles, da época, parece-me que em virtude de que um bandido foi morte, os comerciantes foram obrigados a fechar por luto, mas vamos ver o texto,
O texto foi feito baseado na leitura dessa matéria da folha de São Paulo(clique no título para ir para a página do Texto):
No Rio, medo do tráfico causa fechamento de cem lojas MARIO HUGO MONKEN DA SUCURSAL DO RIO |
Olá, Edson, tudo bem?
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bom, falando da verdade nua e crua do que todos nós estamos vivendo e as autoridades negam espontaneamente diante dos microfones e holofotes que direcionam eles aos telespectadores, que não há falta de vontade política e, quando respondem que não precisam de intervenção federal para o reforço à polícia, no dia seguinte confessam a fraqueza através da desistência do cargo. É uma das maneiras de admitirem que o poder paralelo domina e ameaça quem for contra a lei do silêncio.
Perfeitamente, Marcos Vinicios, você captou perfeitamente o texto.
ResponderExcluirUm detalhe interessante, é que o texto é de 2002, tanto o meu quanto o do link,e uma leitora minha, disse-me esses dias pelo Inbox de uma rede social, que hoje a situação está um pouco melhor. Eu concordei. Como também concordo agora com o que você diz;
O Governo está perdidinho e não sabe oque fazer. Entretanto alguns (muitos) estão tentando por panos quentes no caso do poder paralelo, dizendo que pondo presos em penitenciárias Oz made in brazil - onde até mesmo ir para uma cadeira superlotada é melhor do que uma cadeia isolatória - é a melhor solução. Já estão atribuindo a recente pausa nos ataques à intervenção do Estado, para mim, foram os criminosos que já atingiram seus objetivos.
Houve tantas mortes por que estava baixo o estoque de armas e drogas, os criminosos precisavam atrair a atenção, fizeram esses crimes, assim ficou mais fácil transportar armas e drogas. Quantas grandes apreensões de drogas foram feitas nesse intervalo de mortes? Pois bem, é isso. A droga do ano novo e do carnaval já chegou,agora tudo pode dar uma baixada...
É isso amigo Vinícius, enquanto isso, é exatamente igual ao que você disse, o Poder Paralelo está ai, agindo, ameaçando com tenta dizer algo e as autoridades abrirão licitações bilionárias para construir Ozes do Brasil.
Gostei muito de seu comentário. escreva sempre. Tudo de bom!
Gostei do comentário do marcos...vc vê como em poucos dias já se tem um novo momento da noticia...de quando comentei...a esse comentário do marcos agora...quanta coisa aconteceu...como a demissão do secretário de segurança pública...e seu texto apesar de ter sido escrito em 2002...é super contemporâneo...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir