blog de Escritor: Edson Fernando



(interação: Aperte CTRL + ou CTRL - para ajustar o modo de visualização)
Aproveitando as imensas facilidades do mundo on line e, também, aproveitando o imenso conteúdo que tenho de material escrito, resolvi transcrever uns livros on line.
É um projeto longo, acho que vai levar um tempo, mas as semente foram lançadas. E ora, os frutos, os frutos serão os mais variados possíveis, como agregar novos leitores e aumentar a minha visibilidade,além de proporcionar um pouco de diversão e cultura gratuitamente a todos vocês.Espero que gostem!

Boa Leitura, Leitores Amigos.

Esta publicação confirma a minha propriedade do Web site e que este Web
site respeita as políticas do programa e os Termos de utilização do Google
AdSense. partner-pub-0072061571065124

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.






Visualizar perfil de Edson Souza no LinkedIn




Translate

Pesquisar este blog

Seja Bem Vindo, Amigo, Por Muito Tempo Lhe Esperei, agora, Fique à Vontade!

sábado, 6 de outubro de 2012

A Filosofia Chama-Se Filosofia

Editorial


        Tenho que confessar que JAMAIS esperava que esse blog recebesse tantas e tantas visitas. Se não sabem, esse não é o primeiro site administrado por mim. Deve ser o terceiro ou quarto e nenhum dos meus outros projetos anteriores, e olha que em um deles, mataooboemio, foram quatro meses de dedicação, em nenhum dos outros projetos recebi tantos acessos. 

    E o mais legal de tudo. São textos meus, textos que escrevi ao longo de 17 anos. É muito material e minha mãe quem falava : Menino, para de escrever o dia todo, pra quer fazer tanto papel e colocar na geladeira. Geladeira, sim, por que uso um geladeira velha para guardar meus escritos. Bem, e foi isso, os textos não se perderam, eles são aqui, na internet e cada dia sendo mais vistos e olha só, muitas pessoas que acessam são cativas, ou seja, visitou uma vez, provavelmente virá no site novamente, e podem vir mesmos, literatura, mesmos textos fortes, costumam não fazer mal a ninguém.

    Só pra concluir, creio não haver nada de errado com os meus outros sites não terem alcançados o sucesso desse; mesmo no caso do mataooboemio, como  se trata de um blog de  um jornal já consagrado, que já tem seu público, e  o blog na internet, é mais uma ferramenta, para quem já conhece o jornal e se antena na net, também acompanhar a publicação em ambientes on line.

    Já no caso desse site(livrosdoedson) ter se consolidado em menos de 90 dias creio que se deve ao interesse do público por novos leitores,novas formas de literatura e nisso, diga-se de passagem, estou bem. Como disse, tenho muito material e agora vou publicar algo novo, meu lado ensaísta, com vocês um pouco de filosofia em O Igualitarismo em Detrimento à Pangea, e  abaixo as atualizações da semana.

     Vamos que vamos e fiquem a vontade , para enviar comentários. Se preferir enviar carta, sem problema:

Rua Alberto Gomes de Faria, 117 

COHAB João Vital, Matão/SP-cep 15990726

 


 

Atualizações Semanais

      

  •       Essa semana, foi constatado que nossa página do livro O Conto do Noctâmbulo  está  sofrendo problemas com seus scripts por isso não postei nada novo, aliás, postar até postei entretanto, o sistema gerencial de estruturas do google para sites não permitiu que fosse publicado. Salvei o conteúdo, vou resolver o problema e logo novas atualizações. Por enquanto só está disponível o conteúdo já publicado.

     

    •      Outro conteúdo do site que sofreu atualizações foi Minha Crônica para Mago: A Ascensão 2º ed. Esta página  anda recebendo muitas visitas e já é  a segunda mais vista, só perde para o Conto do Noctâmbulo. Em a Urna Cúbica de Platina já temos o Prelúdio e o Capítulo 1 transcritos.

     

                        Nas outras páginas do site:

   





O IGUALITARISMO EM DETRIMENTO A PANGEIA

 

  a Cleia Alves Frota

 

    Se imaginarmos UM SÓ continente, mesmo que tendo certeza de que isso é realmente impossível, pois ilhotas e faixas polares sempre estariam em cogitação, mesmo assim, o igualitarismo não poderia ser aceito, tendo em vista a enorme extensividade territorial,passando pela identidade cultural até o motivo que há por trás do igualitarismo: transformar o mundo em um reflexo de uma determinada filosofia, de uma fé, de uma identidade cultural, tribal, entre outras.

    Pangea ou Pangeia é um mito, assim como ao pé da letra o "todos somos iguais" também é um mito. Não estou atacando crenças, pois falo da desigualdade cultural, das gritantes diferenças de altura, porte físico, cor de pelo, de olhos,falo de cabelos distintos e até mesmo de variações de diferenças corpóreas, como os olhos puxadinhos dos orientais, que agora podem ser abertos com cirurgias plásticas.

    O que quero dizer é que a biodiversidade é um fato e simplesmente vir com doutrinas que desprezam isso como democracia, globalização, tirania, ou até mesmo a triste condição de uma determinada cultura falecer porque os herdeiros dela acham que ela não é mais pop e descolada (como os índios do Xingu que não querem aprender os ritos pajeístas, y tá faltando pajé no Xingu). Como isso? Deveríamos nos basearmos na rede mundial de computadores, onde podemos divulgar quem somos ser termos de cair em esteriótipos hi tech, sem termos de ser fashion para sermos acessados. O mundo deve se rever, ainda mais agora, com câmeras digitais e iphones.

     Mas aí é que está. Essa tecnologia toda, esse acesso veloz e fiel a todo o tipo de informação não acrescenta nada ou quase nada  a nossa intelectualidade, ao menos,pouco ou quase nada é sentido ( uma coisa notada é o fato de que certas pessoas sentadas em frente ao seu pc pode conversar com doze pessoas ao mesmo tempo, ouvir música, assistir vídeo, baixar arquivos, passar arquivos e ainda assim comer pipoca e tomar refrigerante, só o cérebro consegue departamentalizar atividades tão diferentes  -  lembra-se de como era alguns anos atrás? "Olha menino, estudar com música faz mal, você não aprende nada." Tá. Tá bom. Hoje um hacker invade a CIA ouvindo e baixando músicas), mas, talvez em três ou quatro gerações as mudanças mentais causadas pelos meios sociais sendo substituídos pel0 meio ambientes, sejam mais claras. Isso refletir-se-á na velocidade com que conseguimos assimilar informações (novas ou antigas), na nossa capacidade de podermos executar diversas tarefas ao mesmo tempo, entrosando-nos e nos enlaçando com o mundo, facilitando a informação como jamais visto e com sorte, melhorando nosso discernimento de separarmos o lógico do abstrato, o hoje, do ontem e do amanhã, em uma visão mais expandida e evoluída. 

     Em termos "inteligentes", a ordem natural é que cada geração seja mais inteligente que a sua antecessora. Apesar de muitos contestarem isso e usarem o exemplo da geração looser(perdidos), doas anos 90, daqueles que curtiam grunge, se deprimiam, só buscavam coisas erradas e tal,tal como  os representava ser hippie nos anos 60, ser hippie naquela época era utópico e ir contra tudo que era sociável. Mas ao meu ver, de fato, as duas eram certas tendencias mentais da época e não significaram mais porque faltava certa orientação, certo rumo aos seus adeptos. Tudo isso são revoltas,insatisfações comportamentais, mas tendem a sumir com a gestão empresarial, o início da carreira militar, com o empregador assinando a carteira de trabalho do funcionário,a necessidade de passar no vestibular etc etc etc. Sim há os resistentes, e a esses eu peço perdão, mas os considero crianças em idade adulta. Pois tais movimentos carecem de uma filosofia forte marcante que a envolvesse mais, não que o paz e amor não fosse suficiente, talvez só faltasse "Paz e amor, sustentam o planeta!". Tudo isso ao meu ver, são distorções de ideias pois temos coisas mais importantes para lutar e clamar.

    Por exemplo, aqui no Brasil, vivíamos muito bem e felizes a mais de 500 anos, aliás muito melhor do que na Europa da época, cheia de pestes e homens maldosos e violentos. E hoje, o que temos no Brasil? Um país continente como esse, de frutas saborosas, de terra fértil, de carnes, de vegetais, de açaí....como poder alguém passar fome aqui? Sabiam que o piá não aprende quando o estômago ronca? Então o que aconteceu?

    Simplesmente trocamos nosso modo de vida, o modo de vida em harmonia com a natureza, herança de nossos ancestrais índios,e que hoje em dia receberia o nome de modo de viver sustentável ou  a sustentabilidade exploratória, por até, hoje 4 sistemas políticos que nos foram de certo modo, imprestáveis:Colônia,Reinado,Monarquia e República.

    A republica foi maculada pela Ditadura e o voto inconsciente.E todos os outros sistemas de governo eram exploratórios, escravistas e só beneficiam os ricos.

    Assim, foca fácil notar que ótimos negociantes somos: trocamos nosso ouro(modelo de vida integrado com a natureza) por palha(nos deixaram renegados até hoje, o Brasil é a bola da vez que nunca chega)...sem falar do cabresto e das carteirinhas da corrupção, que nos permitiu criar uma nova organização política: a corrupção anarquista ou a politicagem brasileira.

     Isso está na nossa raiz, o desrespeito aos direitos nossos e a nossa dignidade como ser humano,os baixos salários, o escravismo, o massacre das minorias, a usurpação, a posse, o despeito, a lei a base do chumbo, o bastardo de bordel, o príncipe rebelde,o fascismo, as promessas de campanhas políticas que até o presidente brasileiro de 2002 a 2010 falou para os prefeitos da época, "aqui está o dinheiro, apenas quero que coloquem em prática as ideias que falaram nos comícios", pois é.

    Isso tudo está na base da nossa intelectualidade, poucos conseguem fugir disto,está na base de nossa cultura acharmos que tudo isso é normal e sempre, sempre adiarmos os nossos direitos: é a juíza com as relações estranhas com os narcotraficantes que é promovida, é um funcionário do ministério público que demora sete anos para ser punido,é o juiz ladrão que por causa da sua saúde está preso em casa(?), realmente, né? casa do juiz deve ser muito igual a uma cela da polícia federal. É  a Jorgina, a ministra Collor que passou a mão em tudo,o que significa isso? Normal. E vamos continuando a vida,pois a noite no jornal nacional, vamos ver os sem terra atacando reservas indígenas, enquanto os madeireiros do Pará desmatam áreas enormes maior que 12 campos de futebol por dia, ou sei lá,  a cada quatro horas, se o funcionário for muito bom. Bom pra quer? É um condicionamento tão perfeito que nós sabemos de tudo isso e apenas balançamos a cabeça, falando: SIM, SIM, SIM...

    Daí, o que vem? Vem um feriado, e o povo quer é descansar, esfriar a cabeça, beber e fazer sexo. E o que sucede, o feriado termina com 113 mortes pelas estradas federais. Sem falar das internações, dos ferimentos, dos medicamentos em receita...Mas aqui ninguém vê nada porque só importa que a indústria tenha vendas e encomendas(capital de giro), que o setor extrativista continue seu brilhante trabalho de continuar oferecendo matéria-prima de qualidade, que o comércio aqueça as vendas e que o setor de serviços de tele atendimento continue dizendo: "estamos encaminhando sua solicitação para outra seção de atendimento, aguarde enquanto você é transferido".

    Enquanto, por muitos anos, Eu nem tinha uma internet para colocar esses textos reflexivos que saiam como pães fresquinhos de hora em hora. Somos todos diferentes.

     Somos iguais em uma coisa só: ESPÍRITO. Somos todos irmãos espirituais, nunca físicos ou de uma dada ordem religiosa, todos estamos em um mesmo patamar evolutivo com algumas ressalvas, há nossos melhores e bons como Chico Xavier e há aqueles piores entre nós, que não vou nem citar. Mas, nesses ponto metafísico de essência espiritual, somos praticamente todos iguais, todos temos dificuldades e nós escolhemos como reagir perante elas. Todos temos que enfrentar nossas provas e colher os frutos que vamos lançando no caminho, vez ou outra somos presenteados com árvores carregadas que foram semeadas por pássaros desinteressados e sem pudores e de todo modo, ainda temos intelecto,mãos e braços para que possamos realizar os nossos feitos e preferências. Eu prefiro os feitos benignos.

 

 

 


Bom, por hoje é só pessoal, tenham uma boa semana e por favor fiquem a vontade, esse blog é nosso, só os textos que são meus, mas nada impede de ter um texto seu transcrito aqui. tudo de bom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por comentar, seu comentário será publicado sem passar por moderação.